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Food & Beverage em Contexto Hoteleiro

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    450,00 

    Esgotado

    Categoria:
    • Enquadramento

    • Requisitos

    • Programa

    • Corpo pedagógico

    Descrição

    Com este curso, pretende-se dotar os participantes de conhecimentos e competências para implementar sistemas operacionais no setor da restauração, controlar e analisar a gestão de um departamento de F&B, com vista à otimização de recursos e à rentabilidade do negócio. É constituído por 45 horas (28 horas síncronas e 17 horas assíncronas) e desenvolvido totalmente à distância.

     

    Certificação e Acreditação

    Destinatários

    • Gestores e responsáveis pela gestão e operações;
    • Quadros superiores/intermédios de unidades hoteleiras;
    • Empresários em início de atividade;
    • Chefes de cozinha/sala;
    • Consultores, empreendedores e outros profissionais que queiram adquirir competências em gestão de alimentos e bebidas em contexto hoteleiro.

     

    Objetivos Específicos

    • Analisar a estrutura operacional do departamento de F&B; 
    • Identificar cada fase do ciclo de F&B, com vista à otimização e rentabilidade deste departamento;
    • Calcular todos os indicadores necessários para a avaliação de cada uma das funções do ciclo do produto;
    • Analisar os custos de produção das matérias-primas;
    • Analisar o custo da mercadoria vendida e o custo da matéria consumida;
    • Elaborar cartas e ementas;
    • Elaborar orçamentos e inventários.

     

    Metodologia de Ensino

    A metodologia de ensino tem como base a exposição teórica com recurso a suporte audiovisual, através de apresentações, aulas online, exercícios práticos com casos reais, manuais e/ou textos de apoio, entre outros documentos. 

    O participante poderá estudar e realizar as avaliações ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes, respeitando a duração de cada módulo e os prazos estipulados.

     

    Metodologia de Avaliação

    Para conclusão do curso, o participante deverá atingir os objetivos pedagógicos com aproveitamento e nos prazos estipulados para o efeito. A avaliação é composta por: 

    • Assistência e participação mínima obrigatória a 90% da duração das sessões síncronas;
    • Avaliação intermédia;
    • Avaliação final.

     

    Vantagens deste Curso

    • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;
    • Partilhe as suas experiências numa rede de networking com especialistas e empresários da área da Restauração e Hotelaria;
    • Adquira conhecimentos de forma flexível, sem necessidade de deslocações e com conteúdos disponíveis 24h/dia, através de uma plataforma de ensino à distância de simples utilização;
    • Aceda à plataforma de ensino através da aplicação Moodle App no Google Play e Apple App Store;
    • Tenha acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos;
    • Aceda a aulas em videoconferência e em tempo real através de qualquer dispositivo equipado com placa de som, auscultadores e ligação à internet;
    • Esclareça as suas dúvidas através de um sistema de tutoria ativa.

    Condições de acesso

    • Habilitações mínimas de acesso: 12º ano (habilitações ao nível do 9º ano estão sujeitas a análise curricular ou análise de experiência relevante no setor e questionário de candidatura);
    • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários para a candidatura.

     

    Documentação necessária para a candidatura

    • Certificado de habilitações;
    • Ficha de inscrição;
    • Questionário motivacional.

     

    Certificado de conclusão

    Os participantes que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

    • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
    • O certificado de formação profissional emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho: este certificado é emitido em formato de papel, podendo ser posteriormente levantando nas instalações da AgroB ou enviado via CTT para a morada de inscrição do formando ou outra a definir (sob o pagamento da taxa de 10,00 € relativa a portes de envio).

     

    Outras Informações

    1. Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação de formação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. A AgroB Business School EV reserva-se no direito de adiar o início de qualquer formação até 48 horas antes da data prevista inicialmente, assim como de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.

    2. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Caso a desistência ocorra após o período de 14 dias da contratação da formação ou após o acesso aos conteúdos do curso, a AgroB Business School EV não é obrigada a devolver qualquer montante, de acordo com o previsto no DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

    3. Em caso de desistência efetuada após o prazo referido no ponto 2, e até 10 dias antes da data agendada para o início da formação, será aceite, implicando, contudo, a retenção de 50% do valor total da formação, a título compensatório pelas despesas efetuadas e prejuízos sofridos pela AgroB Business School EV.

    Food & Beverage em Contexto Hoteleiro

    1. Food & Beverage em Contexto Hoteleiro

    1.1.  Restauração: origem e evolução

    1.2.  Food and Beverage:
    1.2.1.  Estrutura operacional do departamento de F&B
    1.2.2.  Interação do departamento de F&B com a restante unidade hoteleira

     

    2. Cartas e ementas

    2.1.  Identificação

    2.2.  Elaboração:
    2.2.1.  Cartas de comidas
    2.2.2.  Cartas de bebidas

    2.3.  Imagem e mensagem

    2.4.  Sustentabilidade

    2.5.  Aspetos legais

     

    3. Custos e receitas

    3.1.  Noção de receita

    3.2.  Noção de custo

    3.3.  Identificação, caraterização e comportamento

     

    4. Ciclo do produto

    4.1.  Ciclo do produto: identificação

    4.2.  Aprovisionamento:
    4.2.1.  Compra: compras standards, determinação das necessidades, escolha dos fornecedores e efetivação do pedido
    4.2.2.  Receção: receção e verificação das mercadorias, registo das mercadorias recebidas
    4.2.3.  Armazenamento: organização do armazenamento e gestão dos stocks
    4.2.4.  Distribuição: distribuição das mercadorias, controlo de saída de mercadorias e valorização das saídas

    4.3.  Produção:
    4.3.1.  Ficha técnica
    4.3.2.  Teste do cortador
    4.3.3.  Capitações
    4.3.4.  Desperdícios
    4.3.5.  Preço de venda: métodos de cálculo

     

    5. Custo da mercadoria vendida e da matéria consumida

    5.1.  Controlo de F&B: necessidades e implementação

    5.2.  Elaboração de inventários

    5.3.  Reconciliação de inventários: custo real vs custo potencial

    5.4.  Custo da comida e custo da bebida

     

    6. Ponto de equilíbrio

    6.1.  Interpretação

    6.2.  Cálculo do Break Even Point

    6.3.  Processos

     

    7. Orçamentação

    7.1.  Elaboração de orçamento: previsão de receitas e custos

    7.2.  Caso prático

    Informações gerais

    Data de Início
    A decorrer
    Duração
    45 horas

    Descrição

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    O termo F&B (Food and Beverage) refere-se a todas as atividades relacionadas com a produção, serviço e a comercialização de comidas e bebidas no setor da Restauração, Hotelaria e Turismo.

    O F&B tem também um papel importante no que toca os resultados financeiros de uma unidade hoteleira e é considerada a mais complexa das estruturas organizacionais e funcionais. O departamento de F&B, apresenta uma oportunidade significativa para aumentar as margens de lucro, posicionamento e retorno sobre o investimento da unidade. É, ainda, um dos elementos mais importantes na experiência turística e na fidelização de clientes.

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