FAQ

Qual o horário de atendimento da Espaço Visual?

Os serviços de consultoria da Espaço Visual estão disponíveis para prestar apoio e esclarecimentos aos clientes através dos seguintes meios:

    • Presencialmente, no horário de atendimento nas instalações da ESPAÇO VISUAL: dias úteis das 9.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h;
    • Preenchendo e submetendo o formulário eletrónico, disponível no WEBSITE, para o efeito;
    • Através de contacto telefónico para o número: (+351) 224 509 047;
    • Enviando uma mensagem de correio eletrónico (e-mail) para os seguintes endereços: geral@espaco-visual.pt.

Qual o horário de atendimento da AgroB?

Os serviços de formação da AgroB estão disponíveis para prestar apoio e esclarecimentos aos formandos através dos seguintes meios:

    • Presencialmente, no horário de atendimento nas instalações da ESPAÇO VISUAL: dias úteis e sábados das 9.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h;
    • Preenchendo e submetendo o formulário eletrónico, disponível no WEBSITE, para o efeito;
    • Através de contacto telefónico para o número: (+351) 224 509 047 ou 224 509 055;
    • Enviando uma mensagem de correio eletrónico (e-mail) para os seguintes endereços: info@agrob.pt.

Como posso saber que medidas de apoio ao investimento existem?

Poderá saber as Medidas de Apoio ao Investimento que estão em aberto (para candidaturas de apoio PDR2020, Portugal2020 ou Turismo de Portugal) no nosso site, na página Projetos Técnicos de Investimento e Candidaturas.

Poderá também verificar no site do PDR2020 todas as Medidas de Apoio disponíveis: www.pdr-2020.pt

O que é e como funciona a formação para candidaturas? (Jovem Agricultor, Pedido Único, RPB, Reserva Nacional de Direitos...)

CANDIDATURAS JOVEM AGRICULTOR

As candidaturas Jovem Agricultor aprovadas têm um período definido de 2 anos (após a aprovação da candidatura) para a conclusão de 200 horas de formação profissional assente no Catálogo Nacional de Qualificações.

Por sua vez, os candidatos que apresentarem as 200 horas de formação concluídas à data da submissão da candidatura terão incrementada a pontuação da VGO (sendo a formação que detêm à data da submissão da candidatura um dos critérios de seleção). Para saber mais informação sobre as formações elegíveis, poderá consultar a oferta formativa da AgroB no nosso site, ou contactar diretamente com um técnico da AgroB.

 

CANDIDATURAS PEDIDO ÚNICO, REGIME DE PAGAMENTO BASE (RPB) E RESERVA NACIONAL DE DIREITOS

No caso deste tipo de apoios, os candidatos deverão obrigatoriamente ter as 200 horas de formação concluídas à data de submissão do pedido. Para estes apoios, apenas é considerada formação assente no Catálogo Nacional de Qualificações de nível 4 do referencial 621312 Técnico de Produção Agropecuária. Para saber mais informação sobre as formações elegíveis, poderá consultar a oferta formativa da AgroB no nosso site, ou contactar diretamente com um técnico da AgroB.

 

COMO CONSTRUIR UM PERCURSO FORMATIVOS DE 200 HORAS

A formação para candidaturas a subsídios de apoio pode ser completada a partir da seleção de um conjunto de módulos que perfaçam as 200 horas (sendo que existem cursos de 50 e 25 horas).

O módulo de Agricultura Sustentável (50 horas) é definido como a formação base de carácter obrigatório para todos os candidatos. As 150 horas restantes deverão ser escolhidas consoante a cultura a instalar ou a área de investimento: optando por formações de carácter transversal ou por cursos específicos nas áreas vegetal, animal ou apícola.

Como se definem as modalidades de formação? (presencial, e-Learning, b-Learning)

Qualquer curso de formação profissional pode decorrer em diferentes modalidades, sendo as mais comuns a Presencial, e-Learning ou b-Learning.

Na modalidade presencial, a atividade formativa é desenvolvida em sala ou em contexto de trabalho e/ou de campo, promovendo a interação permanente e direta entre o formador e os formandos e priveligiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador das aprendizagens.

A formação e-Learning (ensino à distância) é caracterizada pela flexibilidade temporal e espacial. Os formandos interligam-se através de uma plataforma digital, onde acedem aos conteúdos pedagógicos do curso e às aulas online (se aplicável), interagindo com o formador e restante turma através de fóruns de discussão, sistemas de mensagens ou e-mail e privilegiando a ferramenta do autoestudo como elemento das aprendizagens.

Por sua vez, a modalidade b-Learning (blended learning) assenta no recurso ao e-Learning e à formação presencial, enquanto modalidades complementares.

Como funciona a formação à distância da AgroB Business School EV?

Na data de início de cada curso, os formandos recebem por email toda a informação necessária para aceder ao ambiente de aprendizagem online. Após o acesso à plataforma e-Learning, os formandos têm acesso contínuo aos conteúdos pedagógicos fornecidos (apresentações, manuais, vídeos, etc.), em formato digital, desde o primeiro dia do curso até ao último.

O acesso aos conteúdos e sessões síncronas (aulas em videoconferência) é feito através da plataforma e-Learning. Para tal, não é necessário a instalação de qualquer programa ou software. É apenas recomendada a utilização do browser Google Chrome. Após o término da aula, quando aplicável, serão disponibilizadas as gravações das sessões síncronas por um período de 48 horas (findo esse tempo as mesmas deixam de estar visíveis).

O esclarecimento de dúvidas de carácter técnico e pedagógico está assegurado pelo sistema de fóruns da plataforma e-Learning, por email e por contacto de telefone fornecido para o efeito. Durante todo o percurso formativo, os formandos são acompanhados por uma equipa de e-tutoria. Esta equipa irá intervir de forma proativa com os seguintes objetivos:

    • No início da formação:
      • Dar as boas-vindas aos participantes;
      • Explicar o funcionamento da plataforma e-Learning, bem como o funcionamento do curso;
      • Esclarecer dúvidas.
    • Durante a formação:
      • Dar feedback sobre o processo individual a cada formando:
      • Notificar sobre as datas de início e de término das atividades ao longo do curso;
      • Intervir em caso de atraso na realização das atividades;
      • Apoiar e esclarecer dúvidas a nível técnico ou ao nível pedagógico;
      • Realizar a articulação entre formandos e formador.
    • No final da formação:
      • Recolher o feedback com vista à melhoria contínua.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, o formando deverá ter realizado todas as atividades propostas com aproveitamento, assim como cumprir os requisitos mínimos de assiduidade (quando aplicável).

Que documentos são necessários para me inscrever num curso?

A participação nas ações de formação desenvolvidas pela AgroB carece de inscrição, apresentação de documentos de suporte e validação da inscrição. Estes documentos são de carácter obrigatório e servem para efeitos de certificação no final da formação. Os dados destes documentos serão utilizados exclusivamente para este efeito.

    • Certificado de habilitações português (ou reconhecido em Portugal);
    • Ficha de inscrição (de acordo com a portaria nº474/2010 de 8 de julho, para que se possa proceder à emissão do certificado de formação no âmbito da plataforma SIGO, é necessário o preenchimento de todos os dados da ficha de inscrição);
    • Contrato de formação.

Como posso proceder em caso de adiamentos e alterações à formação contratada?

A AgroB, até cinco dias antes do início da primeira sessão de cada formação, reserva-se no direito de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.

Se o formando perder o interesse na manutenção do contrato com a AgroB, dispõe de 14 dias, contados desde a comunicação da alteração, para resolver o contrato sem incorrer em qualquer custo.

Como funciona a assiduidade nas sessões síncronas?

A assiduidade dos formandos nas sessões síncronas é verificada através dos registos da plataforma e-Learning e do técnico que acompanha a sessão. Para efeitos de aproveitamento e emissão de certificado, a participação e assistência do formando nas sessões síncronas deve ser igual ou superior a 75% da carga horária das sessões.

Que certificados vou ter no final da formação?

No final da formação os participantes terão direito a dois certificados de formação:

    • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma e-learning para download;
    • O certificado de formação profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.

Para ter acesso a estes certificados, o formando deverá concluir com aproveitamento todos os momentos de avaliação do curso, assim como cumprir com os requisitos mínimos de assiduidade (quando aplicável).

Os certificados são enviados gratuitamente em formato digital no final da formação. Caso o formando pretenda receber os certificados em formato físico por correio, estes serão enviados para a morada que consta na ficha de inscrição do mesmo, mediante o pagamento das taxas de CTT (para correio normal 10€, para correio urgente 15€). No caso dos certificados serem levantados presencialmente na sede da Espaço Visual, em Gondomar, não existe qualquer tipo de custos associados.

Sou português e resido no estrangeiro, posso frequentar os vossos cursos?

Sim, qualquer pessoa pode frequentar as nossas formações (presenciais ou à distância).

No entanto, para efeitos de certificação, os formandos portugueses residentes no estrangeiro, além de ter pelo menos 18 anos e o 9º ano de escolaridade, têm de cumprir os seguintes requisitos para terem acesso ao certificado emitido pela plataforma SIGO:

    • Habilitações literárias reconhecidas em Portugal (caso não tenha certificado de habilitações português, deverá pedir o reconhecimento do mesmo);
    • Morada fiscal portuguesa.

Caso estes requisitos não sejam cumpridos, o formando poderá frequentar os nossos cursos recebendo no final apenas o certificado interno de conclusão disponibilizado pela AgroB.

Não tendo nacionalidade portuguesa, posso frequentar os vossos cursos?

Sim, qualquer pessoa pode frequentar as nossas formações (presenciais ou à distância).

No entanto, para efeitos de certificação, os formandos estrangeiros detentores de Passaporte não poderão ser certificados na plataforma SIGO, uma vez que esta certificação é aplicável a cidadãos portugueses, tendo direito apenas ao certificado interno de conclusão disponibilizado pela a AgroB.

x