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Gestão Económica e Financeira em Turismo

270,00

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Categoria:
  • Enquadramento

  • Requisitos

  • Programa

  • Corpo pedagógico

Descrição

Este curso tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências que permitam aos participantes analisar económica e financeiramente os resultados e a viabilidade de uma empresa no setor turístico. É constituído por 40 horas (17 horas síncronas e 23 horas assíncronas) e desenvolvido totalmente à distância.

 

Certificação e Acreditação

Destinatários

  • Investidores e potenciais investidores no setor;
  • Empresários e gestores turísticos;
  • Quadros superiores da administração pública (local, regional ou nacional);
  • Responsáveis pelo desenvolvimento estratégico de destinos turísticos;
  • Consultores.

 

Objetivos Específicos

  • Conhecer a estrutura de uma empresa turística e o seu contexto concorrencial;
  • Identificar as diferentes tipologias de empresas do setor do turismo;
  • Conhecer os fundamentos da contabilidade;
  • Compreender as demonstrações financeiras relevantes na contabilidade financeira;
  • Conhecer e compreender os principais instrumentos que permitem analisar económica e financeiramente a empresa no setor turístico;
  • Reconhecer os principais KPI’s estratégicos na análise económica e financeira, nomeadamente, da liquidez e do risco económico e financeiro;
  • Identificar e ser capaz de aplicar os principais instrumentos de gestão e prevenção do risco de falência;
  • Calcular e interpretar rácios na avaliação da solidez, equilíbrio, rentabilidade e risco empresarial da empresa turística.

 

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino tem como base a exposição teórica com recurso a suporte audiovisual, através de apresentações, aulas em videoconferência, exercícios práticos com casos reais, textos de apoio e/ou manuais, entre outros documentos.

O participante poderá estudar e realizar as avaliações ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes, respeitando a duração de cada módulo e os prazos estipulados.

 

Metodologia de Avaliação

Para concluir o curso, o participante deverá atingir os objetivos pedagógicos com aproveitamento e nos prazos estipulados para o efeito. A avaliação é composta por:

  • Participação e assiduidade mínima obrigatória a 90% da duração das sessões síncronas;
  • Avaliação modular: testes ou exercícios;
  • Atividades curriculares: tarefas ou exercícios;
  • Avaliação final.

 

Vantagens deste Curso

  • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;
  • Partilhe as suas experiências numa rede de networking com especialistas e empresários da área agrícola;
  • Adquira conhecimentos de forma flexível, sem necessidade de deslocações e com conteúdos disponíveis 24h/dia, através de uma plataforma de ensino à distância de simples utilização;
  • Aceda à plataforma de ensino através da aplicação Moodle App no Google Play e Apple App Store;
  • Tenha acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos;
  • Aceda a aulas em videoconferência e em tempo real através de qualquer dispositivo equipado com placa de som, auscultadores e ligação à internet;
  • Esclareça as suas dúvidas através de um sistema de tutoria ativa.

Condições de acesso

  • Habilitações mínimas de acesso: 12º ano (habilitações ao nível do 9º ano estão sujeitas a análise curricular ou análise de experiência relevante no setor e questionário de candidatura);
  • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários para a candidatura.

 

Documentação necessária para a candidatura

  • Certificado de habilitações;
  • Ficha de inscrição;
  • Questionário motivacional.

 

Certificado de conclusão

Os participantes que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

  • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
  • O certificado de formação profissional emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho: este certificado é emitido em formato de papel, podendo ser posteriormente levantando nas instalações da AgroB ou enviado via CTT para a morada de inscrição do formando ou outra a definir (sob o pagamento da taxa de 10,00 € relativa a portes de envio).

 

Outras Informações

  1. Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação de formação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. A AgroB Business School EV reserva-se no direito de adiar o início de qualquer formação até 48 horas antes da data prevista inicialmente, assim como de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.
  2. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Caso a desistência ocorra após o período de 14 dias da contratação da formação ou após o acesso aos conteúdos do curso, a AgroB Business School EV não é obrigada a devolver qualquer montante, de acordo com o previsto no DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.
  3. Em caso de desistência efetuada após o prazo referido no ponto 2, e até 10 dias antes da data agendada para o início da formação, será aceite, implicando, contudo, a retenção de 50% do valor total da formação, a título compensatório pelas despesas efetuadas e prejuízos sofridos pela AgroB Business School EV.

Gestão Económica e Financeira em Turismo

1. A empresa no setor turístico

1.1.  Estruturação de empresa no turismo;

1.2.  Análise do contexto concorrencial;

1.3.  Tipologias das empresas turísticas;

1.4.  Função, gestão e análise financeira;

1.5.  Métodos e técnicas de análise económica e financeira.

 

2. Contabilidade financeira

2.1.  Fundamentos da contabilidade;

2.2.  O sistema de normalização contabilística (SNC);

2.3.  Ativo, passivo e capital próprio;

2.4.  Gastos, rendimentos e resultados;

2.5.  Demonstrações financeiras: balanço, demonstrações de resultados, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração das alterações no capital próprio.

 

3. Análise económica e financeira I: solidez e equilíbrio financeiro empresarial

3.1.  Equilíbrio financeiro de curto prazo;

3.2.  Indicadores (KPI’s) de atividade e de gestão;

3.3.  Rácios (KPI’s) de liquidez;

3.4.  Equilíbrio financeiro de médio e longo prazo;

3.5.  Aplicação de rácios na avaliação da solidez e equilíbrio da unidade de hoteleira.

 

4. Análise económica e financeira II: rendibilidade e risco empresarial

4.1.  Rácios (KPI’s) de rendibilidade;

4.2.  Análise Dupont;

4.3.  Indicadores (KPI’s) de risco económico e financeiro;

4.4.  Risco de falência: instrumentos de gestão preventiva;

4.5.  Aplicação de rácios na avaliação da rentabilidade e risco empresarial da unidade hoteleira.

Informações gerais

Data de Início
15/01/2024
Duração
40 horas

Descrição

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Num mercado com tanta oferta e concorrência como é o setor da hotelaria, o gestor turístico tem de ser capaz de avaliar em permanência o estado do negócio. É da responsabilidade do gestor compreender a capacidade que o negócio tem para gerar lucros, definindo e antecipando estratégias que permitam potencializar os ganhos e o crescimento sustentável da empresa, em função da previsão de diferentes cenários. 

O domínio das ferramentas e das estratégias de contabilidade e análise económica e financeira são fundamentais para a gestão de um negócio de sucesso. 

Avaliações

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