Visita Técnica da Baga Goji 2022 | Visitas e Práticas de Campo | AgroB

Visita Técnica da Baga Goji 2022

Spread the love

 

Neste ciclo de Visitas Técnicas 2022 introduziu-se a primeira edição da Visita Técnica na cultura da Baga Goji que decorreu no passado dia 24 de setembro, na Vidigueira. Esta formação prática contou com o acompanhamento de um dos pioneiros na cultura, o Hugo Bacalhau, também fundador e representante da marca Goji Natur.

Após o acolhimento e a apresentação entre Formandos e Formador, e depois de realizada uma breve apresentação e enquadramento sobre a exploração e a marca Goji Natur, os Formandos foram encaminhados para o campo.

 

Apresentação do formador, Hugo Bacalhau

Figura: Apresentação do Formador Hugo Bacalhau no acolhimento aos formandos

 

Turma no início da Visita Técnica da Baga Goji acompanhados pelo Formador.

Figura: Turma e Formador no início da Visita Técnica da Baga Goji

 

Já no campo, iniciou-se a formação propriamente dita. Aqui foi realizada uma abordagem de enquadramento sobre a cultura, na qual foram referidas as principais necessidades edafoclimáticas da cultura, operações de instalação e manutenção da cultura. Neste enquadramento sobre a cultura foram também discutidas as principais dificuldades encontradas pelo Formador aquando do estabelecimento da cultura, tendo sido a falta de conhecimento um dos maiores desafios a ultrapassar. Apesar de ainda se verificar, nos últimos anos, a aposta na Baga Goji por parte de alguns produtores tem ajudado a colmatar dúvidas de interessados na cultura, encorajando o investimento na mesma.

 

Flor da planta de Baga Goji

Fruto da planta de Baga Goji

Planta de Baga Goji

Figuras: Flor, fruto e folhas da planta de Baga Goji

 

Estando a cultura da Baga Goji numa fase inicial do seu estabelecimento e expansão, e sendo a turma constituída por curiosos, interessados em implementar e/ou por investidores na cultura, uma série de questões foram levantadas. Dentre as questões levantadas, foram solicitados esclarecimentos e debatidas temáticas sobre o mercado, possíveis fontes de escoamento, formas e locais de obtenção de material vegetal, investimento necessário e apoios, produtos homologados para pragas e doenças, maiores suscetibilidades e resistências da cultura, necessidades de conservação do fruto e a organização da fileira.

 

Ao longo da parte da manhã foi possível ver as três parcelas da exploração. As parcelas estão em conversão para uma variedade mais produtiva e com qualidade organoléticas mais apreciáveis.

Figura: Ao longo da parte da manhã foi possível ver as três parcelas da exploração. As parcelas estão em conversão para uma variedade mais produtiva e com qualidade organoléticas mais apreciáveis.

 

Após a pausa para almoço onde os Formandos e Formador tiveram a oportunidade de conviver, trocar contactos e partilhar experiências, deu-se início à segunda parte da Visita Técnica. Os Formandos tiveram oportunidade de ver a cabine de rega e sistema de fertirrigação implementado na exploração, onde foi abordada a gestão da rega e fertilização da cultura.

 

Cabine e sistema de fertirrigação implementado na exploração

Figura: Cabine e sistema de fertirrigação implementado na exploração

 

Posteriormente, houve ainda a possibilidade de visitar o viveiro próprio do Formador. Este viveiro surgiu como uma necessidade de colmatar a reduzida e incerta oferta de plantas de Baga Goji pelos viveiristas nacionais. Após a implementação de três variedades diferentes na sua exploração, o produtor concluiu qual a mais interessante em termos de qualidades produtivas e organoléticas, passando a propagar essas plantas a partir das sementes das melhores plantas e melhores frutos obtidos nas mesmas. Deste modo, o Hugo passou a ter a certeza das plantas que planta na exploração, bem como da qualidade das mesmas. Em resultado da falta de oferta de material vegetal, atualmente, o produtor é cada vez mais solicitado para propagar e vender algumas dessas plantas para produtores da região.

 

Viveiro próprio da exploração que surgiu como uma necessidade de obter material vegetal de qualidade e com garantias da sua origem, adaptação e produtividade

Figura: Viveiro próprio da exploração que surgiu como uma necessidade de obter material vegetal de qualidade e com garantias da sua origem, adaptação e produtividade

 

Para terminar a formação prática, os Formandos tiveram a oportunidade de visitar a central de embalamento e desidratação da Goji Natur, tendo sido apresentados os principais investimentos a fazer na central e toda a logística envolvida na gestão da produção e entrega das encomendas. Em jeito de conclusão, os Formandos e Formador fizeram um apanhado dos principais momentos e temas abordados ao longo do dia, terminando com a discussão da perspetiva da cultura e seus mercados em Portugal nos próximos anos.

 

Produtos transformados Goji Natur - Chocolates

Produtos transformados Goji Natur - Compotas

Figura: Produtos transformados comercializados pela Goji Natur, para além de produtos em fresco

 

E assim deu-se por concluída a Visita Técnica da Baga Goji, acompanhada e orientada por um dos pioneiros nesta cultura, o Formador e fundador da Goji Natur, o Hugo Bacalhau.

 

Turma que compôs a Visita Técnica da Baga Goji com o Formador Hugo Bacalhau

 

Se não teve oportunidade de participar nesta prática e tem interesse na área dos pequenos frutos, conheça o curso de Culturas de Framboesa, Mirtilo, Amora e Groselha ou os Programa Tutoriais sobre Operações de Poda no Mirtilo, Operações de Poda na Framboesa, Rega e Fertilização no Mirtilo e Rega e Fertilização na Framboesa.