Apesar de poderem aparecer ao longo de todo o ano, o máximo de concentração de flores no Limoeiro acontece, geralmente, durante os meses de abril e maio.
Figura: Ciclo biológico do limoeiro
Nota: O ciclo biológico do limoeiro é contínuo e ocorrem diferentes ciclos em simultâneo. Esta é uma situação exemplo para um ciclo com abrolhamento a iniciar em janeiro.
Estrutura da Flor
- Estas flores são geralmente brancas, podendo ter tonalidades rosadas.
- O seu tamanho é variável. Podem aparecer isoladas ou agrupadas em pequenos racimos nas axilas das folhas.
- As flores são compostas por um cálice composto por cinco sépalas como base, onde assentam cinco pétalas.
- As flores do Limoeiro são hermafroditas, isto é, possuem os órgãos sexuais femininos (os ovários) e masculinos (os estames) na mesma flor.
Polinização no Limoeiro
A polinização destas flores pode ser cruzada, em que há um cruzamento de material genético entre flores ou plantas, ou entómofila, realizada por insetos.
- Embora os citrinos se possam autopolinizar, diversos estudos comprovam que há aumento da produtividade, qualidade dos frutos (peso e quantidade de sumo) e do número de sementes, quando usamos abelhas na sua polinização.
- O sucesso da polinização cruzada constitui uma importante adaptação evolutiva das plantas, aumentando o vigor das espécies, possibilitando novas combinações de fatores hereditários e aumentando a produção de frutos e sementes.
Conhecia as particularidades da floração do limoeiro?
Conte-nos nos comentários!