Turismo: Projeto Lugar do Caminho | Eventos, Artigos e Notícias | AgroB

Turismo: Projeto Lugar do Caminho

Spread the love

 

Situado em Quintãs, Linhares da Beira (Aldeia Histórica de Portugal), Parque Natural da Serra da Estrela, está o terreno que abraçará o projeto Lugar do Caminho. Consiste numa extensão de 2 hectares, com duas minas de água, uma pequena levada, uma floresta numa das extremidades e uma pequena ruína em pedra. 

 

Lugar do Caminho localização

 

Pretendemos criar uma unidade de alojamento local com aproveitamento da ruína, essa área será um loft com capacidade para uma família de 4 + possibilidade de berço. Além da ruína ambicionamos uma construção totalmente em madeira, com 4 ou 5 quartos (ainda me análise), um deles camarata. Todos os quartos com casa de banho, um deles será maior com um wc amplo e jardim interior. 

A cozinha será espaço comum e poderemos ter serviço simples de pequeno-almoço, não sendo obrigatório em algumas alturas do ano. 

O alojamento terá piscina, jacuzzi, zona de ginásio em comunhão com a natureza. Almejamos uma green house com equipamentos de eficiência energética. 

Queremos também ser um bike hotel e, numa zona junto à estrada, apresentar um estacionamento e condições para 4 autocaravanas. 

 

Lugar do caminho: Ilustração

Figura: Ilustração do Lugar do caminho (Joana S. Brito)

 

Linhares é conhecida por Capital do Parapente havendo ao longo do ano vários eventos com esta prática desportiva e também oferece várias opções para percursos cycling e walking. Desta forma iremos também criar parceria com as empresas destes segmentos e posicionarmo-nos como o local ideal para turistas que procuram esta região para estas atividades. 

Pela sua localização privilegiada e distribuição do terreno, pretendemos também a construção de um espaço para eventos, retiros e atividades com pequenos grupos. 

Queremos que o Lugar do Caminho se adeque a vários públicos, contudo definimos valores basilares para o projeto: 

  1. Sustentabilidade 
  2. Comunhão com a Natureza 
  3. Conforto 
  4. Apoio do comércio local e da tradição 
  5. Sermos um Lugar diferenciador e nunca apenas mais um Alojamento 

 

Celorico da Beira, concelho a que pertencemos, procura inovação, novos turistas e nós procuramos captá-los com elementos diferenciadores e conforto para os momentos memoráveis que qualquer pessoa procura quando se desloca para um destino de férias ou para viver um evento. 

Seremos um projeto de experiências diferenciadoras em que privilegiaremos a criação de vivências únicas para cada hóspede sempre da forma mais sustentável possível sendo também um espaço de crescimento e aprendizagem de como ser sustentável e preservar o ambiente. 

 

Autora do artigo:
Inês Patarrana (Aluna da 2ª Edição do Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural)