Visita Técnica do Abacate 2021: vê como foi!

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DO ABACATE, decorreu no passado dia 3 de setembro de 2021, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV.

 

A formação teve lugar em Silves, no Algarve, iniciando-se nas instalações da Frutas Mourinho. Nesta fase inicial, os formandos tiveram o primeiro contacto com o formador, o Eng. Hélio Mourinho, onde lhes foi introduzido o programa da Visita Técnica.

 

Figura: Logótipo da Frutas Mourinho

 

Figura: Formador Eng. Hélio Mourinho

 

A visita teve início numa das explorações do Eng. Hélio. Nesta exploração, os formandos tiveram a oportunidade de conhecer um pomar com três variedades diferentes de abacate e árvores em diferentes fases de desenvolvimento. Este pomar era constituído por abacateiros plantados no ano passado e em 1992, estando atualmente em reconversão das árvores mais antigas que, ao longo do tempo e por motivos diversos, se foram tornando pouco produtivas. Deste modo, os formandos foram confrontados com a evolução do sistema de cultivo do abacate em Portugal em quase 30 anos e quais as dificuldades enfrentadas no decorrer deste período.

 

Figura: Parcela de abacateiros recentemente instalada

 

Aqui, o Eng. Hélio explicou as diferenças que eram possíveis observar ao longo do pomar e como ocorreu a evolução ao longo do tempo, assim como também um pouco do que aprendeu com os anos de experiência de contacto com a Cultura do Abacate. Para além do sistema de condução, foram discutidos pontos importantes relativos à cultura, nomeadamente rega, fertilização, fitossanidade, mercados nacional e internacional do abacate, práticas culturais de manutenção, entre outros.

 

Figura: Demonstração em campo de problemas fitossanitários da cultura

 

Posteriormente, a visita foi conduzida para outra exploração do Eng. Hélio, onde os formandos tiveram a oportunidade de ver um extenso pomar também com árvores em diferentes fases de desenvolvimento. Neste pomar, foi proporcionada a oportunidade de visitar a cabine de rega, sendo possível ver todo o sistema de rega e fertilização responsável pela fertirrega de 80 ha de pomares de abacateiros, citrinos e romãzeiras. 

 

Figura: Visita à cabine de rega

 

Ao longo da visita, os formandos e formador trocaram experiências relacionadas com a cultura, enquanto outros manifestaram interesse em investir no abacate, pedindo opiniões e conselhos àqueles que já se tinha iniciado na cultura, procurando saber de que forma poderão evitar erros comuns no início da atividade. Para além destas informações, esta visita permitiu a troca de contactos entre formandos e formador, para que a partilha de conhecimento fosse possível para além desta iniciativa.

 

Figura: Visita ao segundo pomar de abacate

 

Assim decorreu a iniciativa da AgroB, que pretende aproximar os novos produtores e interessados na cultura à realidade de quem já iniciou a produção de abacates.

 

Figura: Turma da Visita Técnica do Abacate

 

Se não tiveste oportunidade de participar nesta visita e tens interesse em investir nesta cultura, a AgroB apresenta-te o curso sobre a Cultura do Abacate que tem início no próximo dia 25 de outubro. Se procuras adquirir competências em operações específicas, conhece o programa tutorial sobre Operações de Poda no Abacateiro.

Também podes consultar AQUI as últimas Visitas Técnicas agendadas para este ano!