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Gestão de Housekeeping em Hotelaria

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    Esgotado

    Categoria:
    • Enquadramento

    • Requisitos

    • Programa

    • Corpo pedagógico

    Descrição

    A gestão do serviço de housekeeping que vise os standards elevados do cliente atual, e o enaltecimento da qualidade do serviço prestado pela unidade hoteleira, é possível com o devido conhecimento dos gestores das unidades e da transmissão desse conhecimento às equipas, de forma a atingir os resultados pretendidos, criando motivação e reconhecimento do staff envolvido.

    Este curso tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências que permitam os participantes gerir o departamento de housekeeping (recursos humanos, informáticos e materiais), com a devida capacitação das equipas para uma performance de excelência. É constituído por 30 horas (10 horas síncronas, 4 horas de presenciais e 16 horas assíncronas). 

    A componente presencial consiste na visita a uma unidade hoteleira com o intuito de analisar e discutir os principais aspetos do dia a dia do serviço de housekeeping.

     

    Certificação e Acreditação

    Destinatários

    • Empresários em início de atividade;
    • Proprietários e Gestores de unidades hoteleiras;
    • Responsáveis pelo departamento de housekeeping;
    • Profissionais de hotelaria.

     

    Objetivos Específicos

    • Compreender a organização do serviço de housekeeping e o seu papel na unidade hoteleira;
    • Conhecer o perfil adequado aos técnicos de housekeeping e a sua rotina;
    • Compreender a adequação das tarefas e gestão do serviço em função dos diferentes espaços da unidade hoteleira;
    • Identificar os principais parâmetros que definem a qualidade do serviço e reconhecer a sua importância para a fidelização do cliente;
    • Reconhecer a importância crescente da sustentabilidade como parte do housekeeping;
    • Conhecer estratégias e ferramentas de otimização dos recursos físicos e materiais;
    • Compreender a importância dos softwares de gestão do housekeeping na simplificação da gestão;
    • Analisar e entender de forma prática a gestão dos recursos humanos, da lavandaria, da rouparia e do stock.

     

    Metodologia de Ensino

    A metodologia de ensino tem como base a exposição teórica com recurso a suporte audiovisual, através de apresentações, aulas em videoconferência, exercícios práticos com casos reais, textos de apoio e/ou manuais, entre outros documentos.

    O participante poderá estudar e realizar as avaliações ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes, respeitando a duração de cada módulo e os prazos estipulados.

    Este curso tem ainda uma componente prática em contexto de visita técnica numa unidade de hotelaria.

     

    Metodologia de Avaliação

    Para concluir o curso, o participante deverá atingir os objetivos pedagógicos com aproveitamento e nos prazos estipulados para o efeito. A avaliação é composta por:

    • Participação e assiduidade mínima obrigatória a 90% da duração das sessões síncronas;
    • Avaliação modular: testes ou exercícios;
    • Atividades curriculares: tarefas ou exercícios;
    • Avaliação final;
    • A vertente prática, em virtude da limitação geográfica, será de caráter facultativo.

     

    Vantagens deste Curso

    • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;
    • Partilhe as suas experiências numa rede de networking com especialistas e empresários da área do turismo;
    • Vertente de caráter prático em contexto de visita técnica numa unidade hoteleira;
    • Adquira conhecimentos de forma flexível, sem necessidade de deslocações e com conteúdos disponíveis 24h/dia, através de uma plataforma de ensino à distância de simples utilização;
    • Aceda à plataforma de ensino através da aplicação Moodle App no Google Play e Apple App Store;
    • Tenha acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos;
    • Aceda a aulas em videoconferência e em tempo real através de qualquer dispositivo equipado com placa de som, auscultadores e ligação à internet;
    • Esclareça as suas dúvidas através de um sistema de tutoria ativa.

    Condições de acesso

    • Habilitações mínimas de acesso: 12º ano (habilitações ao nível do 9º ano estão sujeitas a análise curricular ou análise de experiência relevante no setor e questionário de candidatura);
    • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários para a candidatura.

     

    Documentação necessária para a candidatura

    • Certificado de habilitações;
    • Ficha de inscrição;
    • Questionário motivacional.

     

    Certificado de conclusão

    Os participantes que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

    • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
    • O certificado de formação profissional emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho: este certificado é emitido em formato de papel, podendo ser posteriormente levantando nas instalações da AgroB ou enviado via CTT para a morada de inscrição do formando ou outra a definir (sob o pagamento da taxa de 10,00 € relativa a portes de envio).

     

    Outras Informações

    1. Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação de formação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. A AgroB Business School EV reserva-se no direito de adiar o início de qualquer formação até 48 horas antes da data prevista inicialmente, assim como de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.
    2. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Caso a desistência ocorra após o período de 14 dias da contratação da formação ou após o acesso aos conteúdos do curso, a AgroB Business School EV não é obrigada a devolver qualquer montante, de acordo com o previsto no DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.
    3. Em caso de desistência efetuada após o prazo referido no ponto 2, e até 10 dias antes da data agendada para o início da formação, será aceite, implicando, contudo, a retenção de 50% do valor total da formação, a título compensatório pelas despesas efetuadas e prejuízos sofridos pela AgroB Business School EV.

    Gestão de Housekeeping em Hotelaria

    1. Papel do housekeeping na unidade hoteleira

    1.1.  Organização do serviço de andares;

    1.2.  Interação do departamento de housekeeping com os restantes departamentos da unidade hoteleira;

    1.3.  Funções de housekeeping vs. governanta de housekeeping;

    1.4.  Perfil dos técnicos de housekeeping;

    1.5.  Rotina diária dos técnicos de housekeeping.

     

    2. Housekeeping nos diferentes espaços

    2.1.  Circuito de limpeza de quartos;

    2.2.  Circuito de limpeza de suites e apartamentos;

    2.3.  Circuito de limpeza em áreas comuns;

    2.4.  Contacto com os hóspedes: postura e imagem do staff;

    2.5.  Papel na manutenção e reporte de inconformidades e avarias dos espaços.

     

    3. Qualidade do serviço

    3.1.  Eficiência na gestão de prioridades das tarefas a realizar;

    3.2.  Serviço de turndown;

    3.3.  Amenities;

    3.4.  Complementos de quartos;

    3.5.  Gestão de perdidos e achados;

    3.6.  Boas práticas de higienização e segurança no serviço e procedimentos de controlo;

    3.7.  Fornecedores: outsourcing, floristas, limpeza e lavandaria;

    3.8.  Housekeeping na fidelização do cliente;

    3.9.  Sustentabilidade no housekeping e certificações.

     

    4. Otimização dos recursos

    4.1.  Otimização dos recursos: utilização de dados recolhidos na planificação de tarefas, escolha dos produtos de limpeza e equipamentos adequados, sistemas de cores, formação contínua dos colaboradores;

    4.2.  Softwares de apoio à função de housekeeping: ferramentas de gestão, ferramentas de reporte de inconformidades e avarias.

     

    5. Aplicação prática da gestão de housekeeping

    5.1.  Recursos humanos: contratações, planeamento, horários e escalas;

    5.2.  Lavandaria;

    5.3.  Rouparia;

    5.4.  Reposição de stock: básicos e amenities.

    Informações gerais

    Data de Início
    29/01/2024
    Duração
    30 horas

    Descrição

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    Os indicadores de conforto, limpeza, organização e comodidade são significativos na formulação da opinião dos hóspedes, na decisão de repetir ou não repetir a estadia e, ainda, na forma como comunica a sua experiência a potenciais clientes.

    O contacto que o cliente tem com o serviço de housekeeping, tem influência na perceção da qualidade global da unidade de turismo. Desta forma, uma boa gestão deste serviço deve ser vista como uma oportunidade de diferenciação e de vantagem competitiva face aos demais concorrentes.

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