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Gestão de Housekeeping em Hotelaria

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    Esgotado

    Categoria:
    • Enquadramento

    • Requisitos

    • Programa

    • Corpo pedagógico

    Descrição

    A gestão do serviço de housekeeping que vise os standards elevados do cliente atual, e o enaltecimento da qualidade do serviço prestado pela unidade hoteleira, é possível com o devido conhecimento dos gestores das unidades e da transmissão desse conhecimento às equipas, de forma a atingir os resultados pretendidos, criando motivação e reconhecimento do staff envolvido.

    Este curso tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências que permitam os participantes gerir o departamento de housekeeping (recursos humanos, informáticos e materiais), com a devida capacitação das equipas para uma performance de excelência. É constituído por 30 horas (10 horas síncronas, 4 horas de presenciais e 16 horas assíncronas). 

    A componente presencial consiste na visita a uma unidade hoteleira com o intuito de analisar e discutir os principais aspetos do dia a dia do serviço de housekeeping.

     

    Certificação e Acreditação

    Destinatários

    • Empresários em início de atividade;
    • Proprietários e Gestores de unidades hoteleiras;
    • Responsáveis pelo departamento de housekeeping;
    • Profissionais de hotelaria.

     

    Objetivos Específicos

    • Compreender a organização do serviço de housekeeping e o seu papel na unidade hoteleira;
    • Conhecer o perfil adequado aos técnicos de housekeeping e a sua rotina;
    • Compreender a adequação das tarefas e gestão do serviço em função dos diferentes espaços da unidade hoteleira;
    • Identificar os principais parâmetros que definem a qualidade do serviço e reconhecer a sua importância para a fidelização do cliente;
    • Reconhecer a importância crescente da sustentabilidade como parte do housekeeping;
    • Conhecer estratégias e ferramentas de otimização dos recursos físicos e materiais;
    • Compreender a importância dos softwares de gestão do housekeeping na simplificação da gestão;
    • Analisar e entender de forma prática a gestão dos recursos humanos, da lavandaria, da rouparia e do stock.

     

    Metodologia de Ensino

    A metodologia de ensino tem como base a exposição teórica com recurso a suporte audiovisual, através de apresentações, aulas em videoconferência, exercícios práticos com casos reais, textos de apoio e/ou manuais, entre outros documentos.

    O participante poderá estudar e realizar as avaliações ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes, respeitando a duração de cada módulo e os prazos estipulados.

    Este curso tem ainda uma componente prática em contexto de visita técnica numa unidade de hotelaria.

     

    Metodologia de Avaliação

    Para concluir o curso, o participante deverá atingir os objetivos pedagógicos com aproveitamento e nos prazos estipulados para o efeito. A avaliação é composta por:

    • Participação e assiduidade mínima obrigatória a 90% da duração das sessões síncronas;
    • Avaliação modular: testes ou exercícios;
    • Atividades curriculares: tarefas ou exercícios;
    • Avaliação final;
    • A vertente prática, em virtude da limitação geográfica, será de caráter facultativo.

     

    Vantagens deste Curso

    • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;
    • Partilhe as suas experiências numa rede de networking com especialistas e empresários da área do turismo;
    • Vertente de caráter prático em contexto de visita técnica numa unidade hoteleira;
    • Adquira conhecimentos de forma flexível, sem necessidade de deslocações e com conteúdos disponíveis 24h/dia, através de uma plataforma de ensino à distância de simples utilização;
    • Aceda à plataforma de ensino através da aplicação Moodle App no Google Play e Apple App Store;
    • Tenha acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos;
    • Aceda a aulas em videoconferência e em tempo real através de qualquer dispositivo equipado com placa de som, auscultadores e ligação à internet;
    • Esclareça as suas dúvidas através de um sistema de tutoria ativa.

    Condições de acesso

    • Habilitações mínimas de acesso: 12º ano (habilitações ao nível do 9º ano estão sujeitas a análise curricular ou análise de experiência relevante no setor e questionário de candidatura);
    • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários para a candidatura.

     

    Documentação necessária para a candidatura

    • Certificado de habilitações;
    • Ficha de inscrição;
    • Questionário motivacional.

     

    Certificado de conclusão

    Os participantes que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

    • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
    • O certificado de formação profissional emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho: este certificado é emitido em formato de papel, podendo ser posteriormente levantando nas instalações da AgroB ou enviado via CTT para a morada de inscrição do formando ou outra a definir (sob o pagamento da taxa de 10,00 € relativa a portes de envio).

     

    Outras Informações

    1. Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação de formação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. A AgroB Business School EV reserva-se no direito de adiar o início de qualquer formação até 48 horas antes da data prevista inicialmente, assim como de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.

    2. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Caso a desistência ocorra após o período de 14 dias da contratação da formação ou após o acesso aos conteúdos do curso, a AgroB Business School EV não é obrigada a devolver qualquer montante, de acordo com o previsto no DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

    3. Em caso de desistência efetuada após o prazo referido no ponto 2, e até 10 dias antes da data agendada para o início da formação, será aceite, implicando, contudo, a retenção de 50% do valor total da formação, a título compensatório pelas despesas efetuadas e prejuízos sofridos pela AgroB Business School EV.

    Gestão de Housekeeping em Hotelaria

    1. Papel do housekeeping na unidade hoteleira

    1.1.  Organização do serviço de andares;

    1.2.  Interação do departamento de housekeeping com os restantes departamentos da unidade hoteleira;

    1.3.  Funções de housekeeping vs. governanta de housekeeping;

    1.4.  Perfil dos técnicos de housekeeping;

    1.5.  Rotina diária dos técnicos de housekeeping.

     

    2. Housekeeping nos diferentes espaços

    2.1.  Circuito de limpeza de quartos;

    2.2.  Circuito de limpeza de suites e apartamentos;

    2.3.  Circuito de limpeza em áreas comuns;

    2.4.  Contacto com os hóspedes: postura e imagem do staff;

    2.5.  Papel na manutenção e reporte de inconformidades e avarias dos espaços.

     

    3. Qualidade do serviço

    3.1.  Eficiência na gestão de prioridades das tarefas a realizar;

    3.2.  Serviço de turndown;

    3.3.  Amenities;

    3.4.  Complementos de quartos;

    3.5.  Gestão de perdidos e achados;

    3.6.  Boas práticas de higienização e segurança no serviço e procedimentos de controlo;

    3.7.  Fornecedores: outsourcing, floristas, limpeza e lavandaria;

    3.8.  Housekeeping na fidelização do cliente;

    3.9.  Sustentabilidade no housekeping e certificações.

     

    4. Otimização dos recursos

    4.1.  Otimização dos recursos: utilização de dados recolhidos na planificação de tarefas, escolha dos produtos de limpeza e equipamentos adequados, sistemas de cores, formação contínua dos colaboradores;

    4.2.  Softwares de apoio à função de housekeeping: ferramentas de gestão, ferramentas de reporte de inconformidades e avarias.

     

    5. Aplicação prática da gestão de housekeeping

    5.1.  Recursos humanos: contratações, planeamento, horários e escalas;

    5.2.  Lavandaria;

    5.3.  Rouparia;

    5.4.  Reposição de stock: básicos e amenities.

    Informações gerais

    Data de Início
    A decorrer
    Duração
    30 horas

    Gostei muito do curso no geral. Aprendi algumas coisas que não sabia e irei colocar em prática estes novos conhecimentos. Gostei muito da Formadora Ana e de visitar o hotel, que, para mim, foi uma mais valia. Um muito obrigada!

    Carina Rosa

    GESTÃO DE HOUSEKEEPING EM HOTELARIA

    Gostei muito de ter participado nesta formação, aprendi muita coisa que não sabia, partilhamos muitas situações e como resolvê-las. Gostei também do convívio que tivemos na visita ao Hotel. Muito obrigada à formadora Ana e à AgroB.

    Maria Ramos

    GESTÃO DE HOUSEKEEPING EM HOTELARIA

    Descrição

    Spread the love

    Os indicadores de conforto, limpeza, organização e comodidade são significativos na formulação da opinião dos hóspedes, na decisão de repetir ou não repetir a estadia e, ainda, na forma como comunica a sua experiência a potenciais clientes.

    O contacto que o cliente tem com o serviço de housekeeping, tem influência na perceção da qualidade global da unidade de turismo. Desta forma, uma boa gestão deste serviço deve ser vista como uma oportunidade de diferenciação e de vantagem competitiva face aos demais concorrentes.

    Avaliações

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