Visita Técnica do Maracujá 2021: veja como foi!

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DO MARACUJÁ, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV, decorreu no passado dia 17 de julho de 2021.

A formação realizou-se nas instalações da Nominal Tropical, em Vagos – Aveiro. Inicialmente, os formandos assistiram a breve abordagem teórica, lecionada pela Eng.ª Sandra Ferreira, onde foram expostas as principais características da cultura, assim como as operações para a instalação, manutenção, colheita e proteção fitossanitária.

 

Figuras: A Eng.ª Sandra Ferreira iniciou a formação com uma  abordagem teórica nas instalações da Nominal Tropical

 

De seguida, a turma deslocou-se ao pomar em estufa da Nominal Tropical, onde foram apresentadas e discutidas diversas práticas inerentes à cultura do maracujá roxo. As práticas abordadas incluíram os tipos de preparação e cobertura do solo, e as situações em que devem ser utilizados, o sistema de condução e operações de poda, e a gestão de colheita e proteção fitossanitária (principais pragas e doenças).

A turma teve ainda a oportunidade de ver a parcela recém-plantada de maracujá amarelo, e quais as principais diferenças entre este e o maracujá roxo.

 


Figuras: Visita ao pomar de maracujá produzido em estufa

 

Após a visita à plantação em estufa, os formandos dirigiram-se à unidade de acondicionamento, onde foram elucidados sobre conceitos e procedimentos da pós-colheita, assim como exigências de qualidade do mercado, e o seu impacto no valor do fruto.

 

Figuras: Unidade de acondicionamento da Nominal Tropical

 

Por fim, realizou-se a visita à plantação em macrotúnel, onde foi discutida a floração do maracujá e a necessidade de proteção contra o vento na produção ao ar livre e em macrotúnel. Foram também expostas as vantagens e desvantagens da produção em estufa e em macrotúnel. 

 

Figuras: Visita ao pomar de maracujá produzido em macrotúnel

 

Um dos pontos fortes desta visita foi a presença de membros da empresa, que transmitiram as principais vantagens e dificuldades desta cultura, informações importantes sobre o mercado do maracujá, erros cometidos no passado e aspetos a melhorar na sua exploração.  

Assim decorreu esta iniciativa da AgroB, com o objetivo de aproximar novos produtores e entusiastas da cultura à realidade de quem já iniciou a produção de maracujá.

 

Figura: Turma da Visita Técnica do Maracujá, com a formadora Eng. Sandra Ferreira, equipa da Nominal Tropical e equipa da AgroB

 

Se não teve oportunidade de participar nesta visita e tem interesse em investir numa cultura inovadora como esta, a AgroB apresenta-lhe o curso sobre a Cultura do Maracujá, que terá a próxima edição a iniciar a 13 de setembro, e o programa tutorial Modelo Técnico-económico do Maracujá, para que reúna as competências necessárias para alcançar o sucesso na produção de maracujá!

Também pode consultar AQUI as próximas Visitas Técnicas agendadas e encontrar aquela que melhor se adequa às suas necessidades!