Impactos da Agricultura Sustentável | Cultiva-te | AgroB

Impactos da Agricultura Sustentável

Spread the love

 

SEGUNDO A FAO, OS OBJETIVOS PARA 2030 DE TERMINAR A FOME NO MUNDO NÃO ESTÃO A SER BEM SUCEDIDOS. Cerca de 820 milhões de pessoas continuam com fome atualmente por falta de acesso a produtos alimentares nutritivos.

Neste momento, a urgência de alimentar os 7.3 biliões de pessoas não está a ser cumprida, no entanto, não será para já por escassez de alimentos. Anualmente, cerca de um terço da comida produzida mundialmente continua a ser desperdiçada ou perdida. Este processo traz impactos sociais, económicos e ambientais desnecessários que poderiam ser evitados com uma maior gestão alimentar.

Por outro lado, assistimos a um aumento da obesidade na maioria dos países, em todas as faixas etárias. Atualmente, 13% da população adulta em todo o mundo é obesa.

 

A agricultura sustentável não é um termo novo.

 

O termo de sustentabilidade aplicado a agricultura surgiu já nos anos 80 com o levantamento de questões sociais e ambientalistas nos Estados Unidos da América. O movimento diminuiu gradualmente face a crises agrícolas, agendas políticas e alterações de perspetivas. No entanto, na Europa, volta a encontrar força nas reformas de políticas agrícolas e incentivos das organizações dedicadas ao tema como a FAO.

 

Figura: O aquecimento global e a perda de biodiversidade foram as principais bases do movimento ambientalista mundial no final dos anos 80, cuja filosofia seria pensar globalmente e agir localmente de forma a evitar as consequências dos impactos associados à agricultura

 

Atualmente, a agricultura sustentável é um objetivo que visa essencialmente três abordagens: sociedade, ambiente e economia.

 

Produzir produtos suficientes para colmatar as necessidades alimentares mundiais de forma a que a capacidade de produção se mantenha para gerações futuras, atingir e manter valores justos que traduzam os custos de produção e pagamento digno ao produtor e assegurar uma atividade social que gere emprego e interesse na construção de uma nova geração de agricultores.

 

Figuras: Sustentabilidade ambiental, sustentabilidade económica e sustentabilidade social, são os principais objetivos de uma agricultura sustentável

 

A FAO crê que com a aplicação de práticas, políticas e apoios que permitam implementar sistemas agrícolas mais sustentáveis, será possível melhorar a qualidade de vida dos produtores locais, nomeadamente em países cujo impacto da fome é mais grave, como a Ásia e a África, permitindo uma maior produtividade o que consequentemente poderá aumentar o poder de compra e aumento do consumo de alimentos com maior valor nutricional.

Por outro lado, em países cujos alicerces da agricultura já estão bem estabelecidos, o desafio será manter ou até aumentar a produção com práticas que permitam manter a qualidade dos recursos utilizados, nomeadamente o solo e a água.

 

Figura: A lavagem de nutrientes é um processo ao qual se dá o nome de lixiviação: esta ocorrência dá-se quando a gestão de nutrientes facultados à planta não é correta, facultando mais nutrientes do que os que a planta necessita no momento – ao não serem absorvidos, os nutrientes são arrastados pela precipitação acabando por poluir os focos de água

 

Figura: Um dos apoios é a instalação de painéis solares – no entanto, prevêm-se outros apoios de melhoria, por exemplo, apoio à Agricultura de Precisão

 

A agricultura sustentável surge como uma das opções de combate às alterações climáticas, sendo uma responsabilidade de todos os produtores, grandes e pequenos, tentar implementar algumas práticas de agricultura que permitam a sustentabilidade da atividade.

 

Naturalmente, para que haja essa capacidade por parte dos produtores, é necessário que existam incentivos que sejam impulsionadores destas práticas que, em alguns casos, são mais exigentes a nível económico.

 

Autora do artigo:
Filipa Ferreira (Técnica e Investigadora Agrónoma)

 

Referências:

Comissão Europeia. (29 de julho de 2021). A agricultura sustentável no âmbito da PAC. Obtido de Comissão Europeia: https://ec.europa.eu/info/food-farming-fisheries/sustainability/sustainable-cap_pt

FAO. (2011). Global food losses and food waste. Roma: FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS.

FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO. (2019). The State of Food Security and Nutrition in the World 2019. Roma: FAO.

Krupenski, P. (outubro de 2018). Alimentação e agricultura sustentável: realidade ou utopia? Dossier ‘Alimentação e agricultura sustentável’, pp. 8-9.

MacRae, R. (29 de julho de 2021). A History of Sustainable Agriculture. Obtido de Ecological Agriculture Projects: https://www.eap.mcgill.ca/AASA_1.htm

Silva, J. G. (novembro de 1995). AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: UM NOVO PARADIGMA OU UM NOVO MOVIMENTO SOCIAL? Informações Econômicas, 11-25.