A Maturação da Laranja | Cultiva-te | AgroB

A Maturação da Laranja

Spread the love

 

ALGUMA VEZ COLHEU UMA LARANJA DIRETAMENTE DA ÁRVORE? Os citrinos são frutos não climatéricos, por outras palavras, o seu amadurecimento realiza-se na árvore. Após a colheita, a baixa taxa respiratória do próprio fruto é baixa, levando a que este não amadureça, se colhido em verde, e se degrade lentamente.

Por este motivo, torna-se especialmente importante garantir que quando os citrinos, neste caso a laranja, são colhidos, estes se encontrem em condições de maturação ideais para consumo.

 

Figura: A variação da cor das laranjas dá-se devido à degradação de clorofilas, permitindo o aumento da presença de pigmentos amarelos e laranjas

 

Desta forma, assim que laranja esteja com a sua cor caraterística, estará pronta para colher, certo?

Não necessariamente. A evolução da maturação da laranja varia consoante vários fatores, desde o tipo de solo até à variedade, incluindo ainda o porta-enxerto, condições climáticas e até as práticas culturais realizadas pelo produtor.

Laranjas com a cor desejada, como a variedade Valencia Late a meados de março, podem ainda não apresentar a quantidade desejada de açúcar, levando a que sejam muito ácidas e pouco apelativas em aroma e sabor. Por outro lado, citrinos cuja casca ainda não alaranjou totalmente, podem já estar prontos a consumir, como é o caso das tangeras Carvalhais a meados de novembro.

 

Figura: Este processo ocorre devido ao facto da coloração da casca e a maturação interior do fruto serem processos que, apesar de decorrerem mais ou menos ao mesmo tempo, são comandados por mecanismos distintos, não estando interligados

 

A colheita deve ser realizada com base no objetivo pré-definido pelo produtor e pelo interesse do mercado.

Se quiser manter os frutos mais tempo na árvore, poderá ter de se preocupar com pragas, redução da qualidade do fruto e até influência na produção do ano seguinte. Por este motivo, á de evitar colher muito tarde caso o consumo seja para o mercado em fresco.

 

Figura: Uma das pragas mais comuns é a mosca-da-fruta, atraída pelos aromas de maturação das frutas – atualmente, a captura em massa é uma das práticas mais utilizadas, permitindo diminuir um tratamento no caderno de campo e controlar a praga em simultâneo (fonte: Revista Cultivar, 2020)

 

A melhor forma de verificar a maturação do fruto, será acompanhar de perto a evolução da maturação dos mesmos através da análise de acidez e solutos. Esta análise deve ser realizada em frutos recolhidos aleatoriamente.

 

Autora do artigo:
Filipa Ferreira (Técnica e Investigadora Agrónoma)