Visita Técnica do Limão (Copa Livre) 2021: vê como foi!

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DO LIMÃO (COPA LIVRE) decorreu no passado dia 9 de julho de 2021, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV.

A formação iniciou-se nas instalações da Frutoeste – Cooperativa Agrícola de Hortofruticultores do Oeste, CRL, em Azueira – Mafra. A fase inicial desta formação passou por uma abordagem em sala, que teve como objetivo fazer o enquadramento da cultura e apresentar aquelas que são consideradas as maiores oportunidades e dificuldades da citricultura em Portugal.

 

Figura: A abordagem teórica em sala decorreu na Frutoeste, com o formador Eng. Domingos dos Santos

 

De seguida, a turma teve oportunidade de visitar a central de embalamento da Frutoeste, onde foram esclarecidos alguns conceitos e procedimentos de logística associados à pós-colheita, bem como, exigências de qualidade do mercado para a cultura. Aqui os formandos puderam perceber todas as etapas desde a entrada do fruto até à sua expedição.

 

Figuras: Instalações de armazenamento e embalamento da Frutoeste

 

Após a visita às instalações da Frutoeste, os formandos deslocaram-se a um dos pomares do Eng. Domingos conduzido em copa livre, onde tiveram a oportunidade de contactar com a cultura, discutir e ver alguns aspetos mais práticos associados à gestão do pomar. Aqui foram discutidas operações de poda, fertilização, fitossanidade, rega, colheita e mecanização do pomar. Todas as etapas desta visita foram orientadas pelo Eng. Domingos dos Santos, um dos maiores empresários agrícolas com mais experiência na cultura.

 

Figuras: O Eng. Domingos dos Santos conduziu também a visita de campo ao pomar conduzido em copa livre

 

Assim decorreu esta iniciativa da AgroB, que pretende aproximar os novos produtores e interessados na cultura à realidade de quem já iniciou a produção de limão.

 

Figura: Visita Técnica do Limão em Copa Livre – edição 2021

 

Se não tiveste oportunidade de participar nesta visita prática de campo e tens interesse na cultura do limão, a AgroB tem prevista mais uma Visita Técnica do Limão (em Bardo) no próximo dia 7 de agosto, em Baião, com o formador Eng. João Saramago. Se procuras formação específica nesta área, conhece o curso sobre a Cultura do Limão (início a 16 de agosto) ou os programas tutoriais Operações de Poda no Limoeiro, Rega e Fertilização no Limão e Modelo Técnico-económico do Limão.

Também podes consultar AQUI as próximas Visitas Técnicas agendadas e encontra aquela que melhor se adequa às tuas necessidades!