Fertilização Sustentável no Olival | Curso técnico online nível 2 | AgroB Business School EV

Curso Prático sobre Fertilização Sustentável no Olival

Spread the love

 

O novo Curso Prático sobre Fertilização Sustentável no Olival é um curso b-learning desenvolvido pela AgroB Business School, e, por isso, composto por uma componente de aulas online que culminou com uma formação prática de campo.

A primeira componente foi constituída por três sessões síncronas que decorreram nos dias 7, 8 e 9 de junho, onde foram abordados conceitos teóricos da nutrição no olival. Por sua vez, a formação presencial decorreu no passado dia 25 de junho, em Santarém. Ambas as componentes foram lecionadas e orientadas pelo Eng. António Guerra.

No dia 25 de junho os formandos deslocaram-se a Tremês, Santarém, onde foram recebidos na Quinta Américo José Cordeiro da Silva pelo proprietário da mesma, o Sr. Américo. Mais uma vez, a escolha da localização da formação prática de campo foi realizada com base na localização geográfica da turma e com base no objetivo desta componente da formação, a visualização em campo e debate dos conteúdos abordados ao longo das aulas teóricas.

 

Figura: Ponto de encontro da formação presencial, a Quinta Américo José Cordeiro da Silva.

 

O dia de campo iniciou-se por uma breve apresentação da Quinta, dos olivais a visitar e do seu histórico pela pessoa que os conhece melhor, o Sr. Américo.

Posteriormente, os formandos foram encaminhados para o campo, iniciando-se a Formação de Campo num olival instalado em 2014 e monovarietal da variedade Galega. Foi possível ainda visitar mais dois olivais, um deles instalado há cerca de 20 anos com a variedade Picual e, por fim, um olival instalado há várias dezenas de anos, também monovarietal da variedade Galega.

 

Figuras: Diferentes olivais visitados ao longo da formação de campo

 

A diversidade de caraterísticas dos olivais permitiu aos formandos serem confrontados com diferentes sistemas de condução e situações, permitindo-lhes ter uma maior perceção da evolução dos olivais extensivos ao longo dos últimos anos. Ao longo das visitas pelos olivais e segundo a orientação do Eng. António Guerra, foi possível abordar vários pontos relacionados com a temática da nutrição, ponto fulcral das aulas online, mas também abordar outros pontos relacionados com a fitossanidade, manutenção, gestão do pomar e transformação da matéria prima, a azeitona.

 

Figura: Pupa de Exochomus quadripustulatus, um auxiliar responsável pelo controlo natural de afídeos, ácaros e cochonilhas

 

A caminho de um dos olivais, houve ainda tempo para uma pequena paragem numa das parcelas de vinha do Sr. Américo, onde foram abordados, de forma breve, os principais problemas nutricionais desta cultura.

 

Figura: Parcela de vinha visitada de forma breve, onde foram abordados alguns princípios sobre nutrição

 

Figura: Carência nutricional de zinco, onde é possível identificar a sintomatologia caraterística de entrenós curtos acompanhada de folhas dispostas em roseta

 

Por fim, para terminar esta Formação, os Formandos voltaram ao ponto de partida deste dia prático, regressando à Quinta do Sr. Américo, onde tiveram a oportunidade de fazer uma prova dos vinhos produzidos na exploração. Aqui os Formandos puderam iniciar a troca de contactos e experiências que se prolongou pelo o almoço.

 

Figura: Turma da Formação Sustentável no Olival

 

Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse nesta cultura, a AgroB disponibiliza o curso online sobre a Cultura do Olival, e novas formações de campo sobre Olival Intensivo e Olival Extensivo.

Também poderá inscrever-se nas novas edições dos cursos Fertilização Sustentável no Olival e Fertilização Sustentável na Vinha, ambos lecionados pelo Eng. António Guerra.

 

Cultura do Olival | Curso técnico nível 1 | AgroB Business School

Visita Técnica do Olival Intensivo | Formação em campo | AgroB Business School Visita Técnica do Olival Extensivo | Formação em campo | AgroB Business School