Visita Técnica do Limão (Bardo) 2021: vê como foi!

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DO LIMÃO (BARDO), uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV, decorreu no passado dia 7 de agosto de 2021, na exploração do Eng. João Saramago, formador da AgroB, em Santa Leocádia – Baião.

 

Figura: A visita decorreu na exploração da Sociedade Agrícola Santa Lecoádia – Quinta do Miradouro Lda., sob a orientação do Eng. João Saramago

 

Num primeiro momento, os formandos assistiram a uma breve exposição teórica da cultura com espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas. Foram expostas as operações culturais do limão inerentes à instalação, manutenção, colheita e pós colheita, tais como rega, fertilização, poda e proteção fitossanitária. 

Foram ainda abordados temas como modos de produção e como obter a respetiva certificação, fileira da cultura, oportunidades de mercado nacional e externo, contas da cultura e parâmetros de qualidade do fruto (calibre, peso, etc.). Durante esta apresentação foram comparadas as conduções em copa livre e bardo, elucidando as vantagens e desvantagens de cada uma.

 

Figuras: O Eng. João Saramago iniciou a formação com uma  abordagem teórica da cultura do limão

 

De seguida, a turma deslocou-se para o pomar conduzido em bardo, no qual, num momento inicial, foram explicados os objetivos da poda de frutificação, a sua importância na manutenção do pomar e as intervenções realizadas nesta prática. Foi também elucidada a importância de cobertos vegetais e da incorporação dos excedentes de poda no solo. 

 

Figuras: Visita ao pomar de limão conduzido em bardo

 

Por fim, os formandos dirigiram-se a uma zona do pomar com árvores mais jovens, onde foram explicados os objetivos e as intervenções na poda de formação, bem como as características desejadas das plantas de viveiro a instalar no pomar e os problemas associados a plantas em mau estado.

 

Figuras: Visita ao pomar de limoeiros mais jovens

 

Assim decorreu esta iniciativa da AgroB, que pretendeu aproximar os novos produtores e interessados à realidade de quem já iniciou a produção de limão, constatando-se a importância das operações de manutenção na cultura.

 

Figura: Turma da Visita Técnica do Limão (Bardo), com o formador Eng. João Saramago e equipa da AgroB

 

Se não tiveste oportunidade de participar nesta visita e tens interesse em investir nesta cultura, a AgroB apresenta-te o curso sobre a Cultura do Limão com início já no próximo dia 16 de agosto. Se procuras adquirir competências em operações específicas, descobre os programas tutoriais sobre  Operações de Poda no Limoeiro, Rega e Fertilização no Limão e Modelo Técnico-económico do Limão.

Também podes consultar AQUI as próximas Visitas Técnicas agendadas e encontra aquela que melhor se adequa às tuas necessidades!