Visita Técnica do Medronho

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DO MEDRONHO decorreu no passado dia 10 de outubro de 2020, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV. 🌿

Acompanhados pelo Engº José Martino e com o auxílio de José Martins, gerente da Lenda da Beira, esta formação decorreu em Pampilhosa da Serra onde a turma teve a oportunidade de conhecer uma plantação de medronho com 3 anos em regadio e outra com 13 anos em sequeiro, além da unidade de transformação. 

 

 

A visita iniciou-se na plantação em regadio, recuperada após os incêndios que assolaram a região em 2017 e, portanto, numa fase de desenvolvimento da cultura mais jovem. Aí, foi feita uma abordagem à instalação da cultura e aos desafios da mesma até entrar em plena produção. O grupo seguiu para a segunda plantação, onde se constataram as diferenças da cultura em regadio e sequeiro, além de todos os processos e operações de manutenção da mesma.

 

 

Por fim, os formandos visitaram a Unidade de Transformação onde se produz a aguardente e licor de medronho. A turma conheceu as diferentes áreas da unidade de transformação e ficaram a par de todas as etapas, desde o acondicionamento ao embalamento, dos produtos derivados. A visita terminou com a prova de produtos regionais e dos licores e aguardentes de medronho. Foram também trocados contactos entre os participantes e o gerente  da Lenda da Beira, que se mostrou disponível para ajudar e aconselhar os interessados em investir nesta cultura.

 

Assim decorreu esta iniciativa da AgroB, que pretende aproximar os novos produtores e interessados na cultura à realidade de quem já iniciou a produção de medronho.

Se não teve a oportunidade de participar nesta visita e tem interesse em investir numa cultura inovadora como esta, contacte-nos e encontrará todo o apoio necessário para iniciar e promover o seu negócio.