pragas_auxiliares_varroa-12

Pragas e Auxiliares: Varroa

Spread the love

A Varroa destrutor é um ácaro parasita que vive agarrado às abelhas, parasitando-as e disseminando-se pelos favos de criação, principalmente nos zangões.

 

O ácaro adulto fêmea vive agarrando às abelhas adultas, alimentando-se de hemolinfa. Quando estas se dirigem para a célula da larva, a Varroa entra na mesma e migra para o fundo da célula, alimentando-se da pré-pupa.

 

 

A fêmea deposita os ovos, que se desenvolvem até ao estado adulto e alimentam-se da pupa. Os machos e as fêmeas, provenientes dos ovos, acasalam entre si e as fêmeas fecundadas abandonam a célula, agarradas às abelhas adultas.

 

Esquema da evolução da Varroa

 

A Varroa destrutor normalmente é observada agarrada ao abdómen ou ao tórax das abelhas adultas.

 

 

Este ácaro é vetor de inúmeros vírus, inclusive do vírus das asas deformadas. As asas das abelhas sofrem um atrofiamento no seu desenvolvimento.

 

Fonte: www.westernsydney.edu.au

 

A infestação do enxame afeta o desenvolvimento das abelhas e desencadeia a mortalidade da criação, surtos de ascosferiose e, em conjunto com a N. cerenae, pode estar associada a síndrome do colapso da colónia.

A Varroose, doença causada pela Varroa, é impossível de erradicar definitivamente. A Varroa pode ser controlada através da aplicação de tratamentos com produtos veterinários homologados para o efeito.

 

Conhecia este inimigo das nossas abelhas? Conte-nos nos comentários