cultiva-te-terroirs-02

Terroirs Vinha – Cultiva-te

Spread the love

 O terroir é uma terminologia francesa usada no contexto vitivinícola que, apesar de não ter uma tradução exata, relaciona os atributos sensoriais do vinho com as condições ambientais do local onde a vinha se desenvolveu. Este termo pressupõe que cada região é única e a influência que tem nas uvas, e, consequentemente, no produto final, não pode ser replicada de forma exata noutro local, independentemente que todas as decisões associadas à gestão da vinha e de vinificação sejam replicadas ao pormenor. 

 

 A OIV (Organização Internacional do Vinho e da Vinha) descreveu o terroir como um conceito que corresponde a um espaço no qual se desenvolve um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas, proporcionando caraterísticas distintas aos produtos originários deste espaço. 

 

Cultiva-te | Terroir Vinha | AgroB

 

Deste modo, é possível compreender que o terroir não é caraterizado facilmente por uma definição, mas sim por diferentes variáveis que, no seu conjunto, dão origem a um certo terroir único. Deste conjunto de variáveis, fatores como o clima, topografia, composição do solo e população microbiana contribuem diretamente para o terroir de uma zona. Porém, cada vez mais se defende que o Homem pode influenciar o terroir de um vinho através das intervenções que faz ao nível da gestão da vinha (fertilização, rega, sanidade, entre outros) e da vinificação, adotando práticas que beneficiem a expressão do terroir. 

Clima

É classificado por muitos como a variável determinante na definição do terroir. O clima pode ser dividido em macroclima, que diz respeito ao clima de uma região; no mesoclima, que consiste na variação do clima numa parte da região; e, por último, o microclima que pode ser definido como as variações do clima a nível individual de uma videira ou a um conjunto limitado de videiras. O clima está fortemente relacionado com fatores como a temperatura, precipitação, humidade relativa, entre outros. 

Solo

É tido como um dos fatores mais caraterísticos do terroir, tendo uma influência bem marcada nos vinhos produzidos. Para além disso, um fator muito dependente do tipo de solo é a drenagem que, por sua vez, influencia a relação da planta e do solo com a água. A vinha tem preferência por solos bem drenados em detrimento de solos encharcados. A composição em minerais do solo também é um fator importante para a videira, bem como o pH em que vegeta. 

Topografia

Ligada à altitude e exposição da vinha, tem grande influência na qualidade das uvas obtidas, especialmente no seu impacto na maturação das mesmas. As uvas que se desenvolvem em paisagens montanhosas, especialmente com elevada altitude e exposição solar favorável, são conhecidas pela sua qualidade superior. 

População microbiana

Microrganismos como bactérias e leveduras presentes no solo, nas plantas e na adega (que variam de região para região) contribuem também para a diferenciação das caraterísticas globais do vinho. 

Intervenção do Homem

As práticas culturais realizadas na vinha, desde a forma de plantação, sistema de condução adotado, escolha das variedades e porta-enxertos, decisões relacionadas com práticas culturais, entre outras, em conjunto com as técnicas aplicadas na vinificação contribuem para influenciar e expressar o terroir de uma região num determinado vinho. 

 

Cultiva-te | Terroir Vinha | AgroB
Cultiva-te | Terroir Vinha | AgroB

 

Por este motivo, é possível que a partir de parcelas semelhantes e próximas possam surgir produtos finais com personalidades, tipicidades e caraterísticas distintas. Este é o principal motivo pelo qual o terroir é referido nos rótulos das garrafas de vinho, e em muitos casos, até com mais destaque do que as castas que compõem o vinho. 

 

Referências bibliográficas

MasterClass. (2020, novembro). Understanding Terroir: 4 Elements of a Wine’s Terroir[SM|A1]. MasterClass.

Voz do Campo. (s.d.). Terroir, o que é e como ele afeta o sabor dos Vinhos? [SM|A2]Voz do Campo.

Moreira, M. (2020, março). Terroir. Sabe o que significa? [SM|A3]Revista de Vinhos.

Revista Adega. (2019, agosto). Qual o significado de Terroir [SM|A4]? Revista Adega.

Barufaldi, M. (2020). Terroir; fatores ambientais, práticas agrícolas, habitat único, cultura e qualidade excepcional de determinados produtos regionais[SM|A5].

 

 

Ficou curioso e quer saber mais sobre esta cultura? Fique atento às formações que a AgroB está a preparar para si!

 

 

Autora do artigo: