Curso Prático sobre Poda do Limoeiro

Spread the love

 

Decorreu, no passado sábado, 12 de março de 2022, o Curso Prático de Poda do Limoeiro. Esta formação presencial fechou o ciclo de cursos práticos sobre poda de 2021/22, promovidos pela AgroB Business School EV.

Esta formação contou com a colaboração e orientação do Eng. João Saramago, técnico e proprietário da Quinta do Miradouro, em Baião, onde decorreu a iniciativa.

A ação iniciou-se com uma breve componente teórica em sala, onde o Eng. João introduziu alguns conceitos e aspetos relativos à cultura, importantes para a boa execução da poda. Nesta parte, aspetos como os tipos de poda, cortes a realizar e respostas esperadas pela planta, proteção sanitária dos cortes e, ainda, os tipos de materiais necessários à prática da poda, foram alguns dos tópicos abordados.

 

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Figura: Contextualização de conceitos importantes para a parte prática da formação com o Eng. João Saramago

 

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Figura: Abordagem teórica em sala

 

Terminada a abordagem em sala, os formandos foram encaminhados para o campo, onde puderam visualizar e consolidar os aspetos referidos na parte teórica. Os participantes tiveram a oportunidade de ver plantas em diferentes fases de desenvolvimento e conduzidas em dois sistemas de condução diferentes: essencialmente conduzidas em bardo, mas também algumas plantas conduzidas em copa livre. Deste modo, foi-lhes possível confrontar as diferenças entre os dois sistemas de condução e discutir as implicações que estes têm na instalação e gestão do pomar.

 

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Figura: Demonstração prática de operações a realizar na poda

 

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Figuras: Parte prática, onde os formandos puderam passar à execução do que aprenderam

 

Ao longo desta formação, houve ainda espaço para discutir assuntos relacionados com o mercado do setor, variedades e as suas aptidões comerciais, aspetos a considerar na instalação do pomar e outras dúvidas relacionadas com a cultura.

 

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Figura: Zona da exploração com plantas jovens, ainda sujeitas à poda de formação, onde adquirem a disposição espacial pretendida, neste caso, em bardo

 

Artigo sobre curso prático de Poda do Limoeiro

Figura: Parede vegetativa típica do sistema de condução em bardo

 

Concluiu-se assim mais uma iniciativa da AgroB, que pretendeu promover a passagem de conhecimento e boas práticas, assim como aproximar os novos produtores e interessados na realidade da Cultura do Limão com quem já está integrado no setor.

 

Figuras: Foto de grupo da turma do Curso Prático de Poda do Limoeiro

 

Se não teve oportunidade de participar nesta formação prática de campo e tem interesse nesta cultura, conheça o curso sobre a Cultura do Limão, ou aprenda ao seu ritmo com os programas tutoriais sobre Rega e Fertilização no Limoeiro e Operações de Poda no Limoeiro.

 

 

Cultura do Limão | Curso técnico nível 1 | AgroB Business School EV

Rega e Fertilização no Limoeiro | Programa tutorial | AgroB Business School EV

Operações Poda no Limoeiro | Programa tutorial | AgroB Business School