Visita Técnica do Espargo 2021: vê como foi!

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DO ESPARGO decorreu no passado dia 29 de maio de 2021, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV.

Esta formação prática iniciou-se na Cooperativa Agrícola de Felgueiras e foi acompanhada pelo Eng. Rui Pinto, formador da Espaço Visual e empresário agrícola na cultura do espargo. Chegados à Cooperativa Agrícola de Felgueiras a formação iniciou-se com uma abordagem em sala, onde o Eng. Rui fez uma contextualização sobre a cultura, onde foram abordadas questões relacionadas com as suas principais características, bem como questões relacionadas com a colheita, exigências do mercado e formas de escoamento.

 

Figuras: Abordagem teórica em sala na Cooperativa Agrícola de Felgueiras

 

Posteriormente, e ainda na Cooperativa, a turma deslocou-se às instalações de armazenamento e acondicionamento, onde foram explicadas todas as operações e logística envolvente aquando a receção do espargo até à sua expedição, assim como todas as etapas necessárias para garantir a satisfação das normas de qualidade para assegurar que o produto chega ao consumidor com todo o sabor e características desejadas.

 

Figuras: Visita à instalações de armazenamento e acondicionamento

 

Passando à componente de campo, foram visitadas duas explorações instaladas de diferentes formas. Na primeira exploração, a turma teve oportunidade de ver uma plantação em vala, onde foram explicadas e discutidas diferentes operações e necessidades de manutenção relacionadas com fertilização, rega, controlo de infestantes e colheita da cultura, bem como foram referidas algumas condicionantes relativas a pragas e doenças.

 

Figuras: Visita a exploração de Espargo conduzida em vala

 

Na segunda exploração, a turma foi confrontada com uma nova realidade, pois o modelo de exploração era diferente. Aqui, foi realizada armação de terreno, em que as espargueiras foram instaladas em camalhões e a rega realizada com recurso a fitas de rega. Nesta exploração, a turma conseguiu trocar impressões com o proprietário que partilhou as oportunidades e desafios que encontrou desde que envergou pela cultura do espargo, e de que forma os contornou.

 

Figuras: Visita a exploração de Espargo conduzida em camalhões e com fita de rega

 

Esta formação deu a oportunidade aos formandos de conhecerem todas as necessidades, operações e desafios relacionados com a cultura do espargo desde as condições necessárias à sua instalação até ao acondicionamento pré-expedição. Para além de aprender novos conhecimentos e confrontar diferentes realidades inerentes à cultura, os formandos tiveram a oportunidade de partilhar entre si, com empresários agrícolas na área e com o formador as suas próprias experiências e dúvidas, contribuindo para uma a proximidade entre interessados e produtores e, consequente, dinamização da área e da cultura.

 

Figura: Turama da Visita Técnica do Espargo – edição 2021

 

Se tens interesse nesta cultura, poderás aprender tudo com o curso Cultura do Espargo da AgroB. Inscreve-te já na próxima edição com início no próximo dia 21 de junho!

Também podes consultar AQUI as próximas Visitas Técnicas agendadas e encontra aquela que melhor se adequa às tuas necessidades!