Seminário sobre Comercialização em Circuitos Curtos | Visitas e Práticas de Campo | AgroB

Primeiro Seminário da Pós-Graduação sobre Comercialização em Circuitos Curtos

Spread the love

 

No passado dia 3 de junho, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), em Ponte de Lima, decorreu o primeiro Seminário da Pós-graduação sobre Sistemas Agroalimentares Sustentáveis e de Comercialização em Circuitos Curtos, dedicado à temática de Estratégias de Comercialização de Produtos e Territórios Rurais. 

 

Auditório do primeiro seminário da pós-graduação em circuitos curtos | AgroB

Figura: Auditório da Escola Superior Agrária do IPVC

 

O seminário abriu com um enquadramento do setor, realizado pela Coordenadora da AgroB Cláudia Silva, e contou com a moderação da Professora Doutora Joana Nogueira e da Professora Doutora Sara Simões, docentes da ESA-IPVC e da Pós-graduação.

 

Cláudia Silva, Coordenadora da AgroB, a apresentar o primeiro seminário da pós-graduação em circuitos curtos

Figura: Cláudia Silva, Coordenadora da AgroB.

 

Professoras Joana Nogueira (à esquerda) e Sara Simões (à direita). Moderadoras do Sminário e Docentes do IPVC

Figura: Professoras Joana Nogueira (à esquerda) e Sara Simões (à direita). Moderadoras do Sminário e Docentes do IPVC. 

 

O primeiro tema foi apresentado pelo Eng. José Diogo da A2S e focou-se nas Modalidades, Estratégias e Medidas de Apoio à Criação de Circuitos Curtos Agroalimentares. Ao longo da exposição, foi discutido o impacto que a globalização trouxe para o modelo agroindustrial, inclusive nas vertentes que possam ser fatores de decisão do consumidor: ambiente, economia local, saúde e qualidade alimentar. Neste sentido, desenvolveram-se as diferentes modalidades de venda em circuitos curtos, assim como as vantagens e desvantagens afetas a cada um. O cabaz teve principal destaque, sendo o método que o Orador considera o mais vantajoso. Relativamente às estratégias, referiu-se a importância do conhecimento sobre o território como fator base no planeamento do circuito curto, a par com as parcerias e eficiência da comunicação. Por fim, foram ainda apresentados projetos de sucesso e medidas de apoio públicas disponíveis.

 

Eng. José Diogo da A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia | Primeiro Seminário Pós-Graduação em Circuitos Curtos

Figura: Eng. José Diogo da A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia. 

 

Após algum tempo para exposição de dúvidas e comentários, deu-se início ao segundo tema da manhã, sobre a Gestão dos Mercados de Proximidade, apresentado pelo Professor Doutor José Manuel Carvalho, do Instituto Politécnico de Santarém (IP-Santarém). A apresentação teve como base o estudo académico do setor, que reforça a importância dos fatores sociais, ambientais, económicos e de saúde e bem-estar. Ao longo da sua exposição, o Professor José exprimiu aqueles que poderão ser os próximos obstáculos e constrangimentos ao setor, nomeadamente a comercialização e sustentabilidade de negócio, concluindo com propostas e estratégias que poderão ser adaptadas e aplicadas conforme a atividade desenvolvida pela plateia.

 

Professor José Carvalho, ESAS - Escola Superior Agrária de Santarém | Primeiro Seminário Pós-graduação em Circuitos Curtos

Figura: Professor José Carvalho, ESAS – Escola Superior Agrária de Santarém. 

 

De forma a consolidar a primeira parte do seminário, foi convidado o Eng. Samuel Thirion, Presidente da Associação pela Manutenção de Agricultura de Proximidade (AMAP). Durante o seu tempo de exposição, procurou desenvolver os objetivos com os quais foi desenvolvida a AMAP, o percurso do projeto e também os desafios que encontrou na sua implementação e desenvolvimento ao longo dos anos.

 

Samuel Thirion, AMAP | Primeiro Seminário em Circuitos Curtos | AgroB

Figura: Samuel Thirion, AMAP. 

 

A segunda parte do seminário abriu com o Eng. Alfredo Pereira, Consultor Agrícola, que expôs os diferentes tipos de Sistemas de Certificação dos Produtos e Marcas Coletivas, focando-se nos passos que os produtores deverão seguir para a sua obtenção, de acordo com os regimes de qualidade da União Europeia.

 

Eng. Alfredo Pereira, Consultor Agrícola | Primeiro Seminário em Circuitos Curtos | AgroB

Figura: Eng. Alfredo Pereira, Consultor Agrícola. 

 

O tema seguinte focou-se na Importância dos Produtos Locais e nas Estratégias para o seu Desenvolvimento e Comercialização, com a exposição realizada pelo Professor Doutor Luís Tibério, da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD). Ao longo da sua apresentação, o Professor Luís destacou a importância do papel dos produtos regionais e referiu as dinâmicas possíveis dentro do setor agrícola que fossem capazes de fazer crescer de forma mais sustentável e de ensinar o consumidor a (re)valorizar os produtos nacionais. Algumas dessas estratégias têm como base a internacionalização, a diversificação e a qualificação do mundo rural, com o objetivo de mostrar que o setor se encontra ao nível das expectativas de qualidade total dos consumidores, procurando alterar a visão comum atual da atividade agrícola.

 

Professor Luís Tibério UTAD | Primeiro Seminário em Circuitos Curtos | AgroB

Figura: Professor Luís Tibério, UTAD. 

 

De forma a demonstrar a abertura do mercado para este tipo de comercialização, a AgroB solicitou convidou o agricultor e formador Nuno Oliveira, da Quinta de Guimarães, a apresentar um caso de sucesso e a sua Experiência Bio em Mercados Locais. Produtor em Modo de Produção Biológico há mais de uma década, a sua exposição teve por base os quatro princípios partilhados com a plateia: a implementação, diferenciação, comercialização e cooperação. Cada um destes princípios foi analisado e discutido com base na experiência que apenas o produtor pode fornecer.

 

Nuno Oliveira, Quinta de Guimarães | Primeiro seminário em Circuitos Curtos | AgroB

Figura: Nuno Oliveira, Quinta de Guimarães. 

 

De seguida, foi convidado o Eng. Paulo Pereira, da iniciativa PROVE, a expor a sua experiência na dinamização do projeto e recetividade de mercado. Durante a sua apresentação, o Eng. Paulo referiu quais as ferramentas utilizadas em todo o processo da construção do cabaz, desde a utilização de uma plataforma digital de gestão na identificação e caraterização dos produtores, até à promoção e divulgação do projeto. Foi discutida a importância da afetação dos rostos dos produtores à agricultura, sensibilizando o consumidor para as vantagens existentes, quer para o consumidor, quer para o produtor, no consumo dos produtos locais. Foram ainda expostas as diferentes estratégias de acompanhamento e apoio ao produtor na melhoria e desenvolvimento da sua produção.

 

Paulo Pereira, PROVE | Primeiro seminário em Circuitos Curtos | AgroB

Figura: Paulo Pereira, Prove. 

 

Por fim, para concluir o seminário, foi convidada a Rita Valério, uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Smartfarmer.pt, uma iniciativa de Marketplace com Sucesso. O testemunho teve como base o início do projeto, os objetivos com o qual se comprometeram e os desafios que surgiram ao longo da sua implementação. Foi igualmente apresentada a estrutura da plataforma, a integração dos vendedores, o acompanhamento e aconselhamento na manutenção dos produtos aquando o seu envio, e ainda a dinamização e comunicação da plataforma através de parcerias, workshops e mercados.

 

Rita Valério, Oikos, Responsável pela Iniciativa Smartfarmer.pt | Primeiro seminário em Circuitos Curtos | AgroB

Figura: Rita Valério, Oikos, Responsável pela Iniciativa Smartfarmer.pt.

 

Para terminar o dia, os alunos, oradores e restantes participantes foram convidados a realizar um pequeno lanche no Refeitório dos Frades, na Escola Agrária de Ponte de Lima, permitindo um espaço para partilha de contactos e ideias para o futuro.