Castanha
A chegada do São Martinho traz expectativas muito positivas para a colheita de castanha neste ano, especialmente na região de Trás-os-Montes +.
Nos soutos transmontanos, as árvores apresentam uma carga de ouriços normal e um estado sanitário superior aos dois anos anteriores, que foram muito marcados por pragas e doenças.
Segundo o INE, pragas como a vespa das galhas e doenças como o cancro do castanheiro e a tinta causaram estragos, mas as melhorias no estado das árvores este ano são promissoras.
As primeiras variedades de castanhas já mostram ouriços abertos com uma alta percentagem de frutos grandes e viáveis. Se o tempo continuar favorável, a produção será de excelente qualidade. Além disso, novos soutos estão a entrar em produção, o que deverá contribuir para um aumento significativo em comparação com as últimas duas campanhas.
Amêndoa
A produção de amêndoa em 2024 foi a maior de sempre.
A colheita da amêndoa decorreu sem problemas, com a ausência de chuva a garantir uma qualidade elevada dos frutos.
No Alentejo, a produção deverá aumentar 20% graças à entrada em plena produção de pomares intensivos, apesar das limitações de rega que afetaram o tamanho dos frutos. Globalmente, espera-se uma produção recorde de 80 mil toneladas de amêndoa em 2024, o valor mais elevado já registado.
É produtor de um destes frutos secos?
Partilhe connosco a sua experiência.
Fontes:
INE – Boletim Mensal da Agricultura e Pescas