As formigas são insetos que pertencem à ordem Himenóptera, a mesma a que as abelhas pertencem, possuindo, à semelhança destas, funções bem definidas dentro da colónia.
Figura: Formiga
Benéfica
- Controlo de pragas;
- Dispersoras de sementes;
- Melhoram propriedades do solo;
- Indicadoras da qualidade do solo.
Dispersoras de sementes
Na recolha de sementes para a sua alimentação, dispersam-nas ao desloca-las para os ninhos.
Controlo de pragas
Há espécies de formigas que se alimentam de ovos e larvas de pragas, diminuindo as suas populações nas culturas agrícolas.
Figura: Formiga a atacar inseto
Melhora propriedades do solo
Ao movimentarem-se no solo, criam galerias que promovem o arejamento, permitindo que a água e nutrientes consigam distribuir-se em profundidade, beneficiando o sistema radicular das plantas.
Figura: Formigas no solo
Indicadora da qualidade do solo
Especialmente em zonas em que não há muitas ferramentas disponíveis para aferir a qualidade do solo, a presença de formigas é um bom indicador da qualidade do mesmo.
Prejudicial
- Relações mutualistas com pragas;
- Alimentam-se a partir de plantas.
Estabelecem relações mutualistas com pragas
Ao alimentarem-se de meladas produzidas por algumas pragas, estabelecem relações mutualistas conferindo-lhes proteção em troca de alimento.
Figura: Formigas com afídeos
Alimentam-se de plantas
Algumas espécies de formigas alimentam-se de folhas, flores e frutos, especialmente, em árvores jovens, causando prejuízos diretos às culturas. Em algumas situações podem danificar o sistema radicular das plantas ao constituírem os ninhos junto a estes.
Figura: Formigas em ramo
São conhecidas mais de 12 000 espécies de formigas, sendo que na Península Ibérica estão identificadas 270. Em Portugal, uma das espécies mais frequente encontrar é a Aphaenogaster senilis.
Sabia o papel das formigas na agricultura? Conte-nos nos comentários