Curso Prático sobre Poda da Vinha

Spread the love

Decorreu no passado dia 14 de janeiro o Curso Prático da Vinha, uma das Formações Presenciais de 2021/2022 promovidas pela AgroB Business School EV.

Esta formação decorreu na Quinta da Lourosa, em Lousada, e contou com a presença do Professor Rogério de Castro, o formador deste curso prático. A formação iniciou-se com a apresentação do Professor Rogério de Castro e os formandos, que tiveram a oportunidade de partilhar a sua ligação com a cultura.

 

Figura: Professor Rogério de Castro na sua apresentação aos participantes

 

Figura: Apresentação entre formador e formandos

 

Após realizada a apresentação entre formador e participantes, foi realizada uma breve introdução de conceitos teóricos importantes sobre a videira. Tópicos com importância, objetivos, épocas e práticas de poda também foram abordados e esclarecidos nesta abordagem em sala.

 

Figura: Abordagem teórica em sala

 

Figura: Networking e troca de experiências durante o coffee break

 

Posteriormente, os formandos foram encaminhados para o campo, onde passaram à parte prática. Neste momento, os formandos tiveram a oportunidade de abordar e discutir diferentes formas de condução, tendo-se passado à prática da poda em videiras conduzidas em LYS.

 

Figura: Explicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em videiras conduzidas em LYS

 

Figura: Nesta fase, os formandos puderam intervir e questionar o Professor Rogério sobre quais as operações a realizar e como as executar de forma correta

 

Os formandos tiveram ainda a oportunidade de assistir à poda em vertente mecânica, isto é, foi possível assistir à pré-poda e poda mecânica da vinha, que substitui quase completamente a poda manual. Nesta fase, foi ainda possível a troca de impressões com David Gomes, responsável pela empresa de prestação serviços contratada, que explicou o funcionamento das máquinas, assim como quais os fatores que permitem maximizar a rentabilidade da operação.

 

demonstracao poda mecanica

Figura: Demonstração de pré-poda

 

Demonstração da poda rasante mecânica

Figura: Demonstração da poda rasante mecânica

 

Troca de impressões com David Gomes sobre a mecanização da poda na viticultur

Figura: Troca de impressões com David Gomes sobre a mecanização da poda na viticultura

 

Por fim, os formandos puderam ainda visitar uma zona de ensaios do Professor Rogério de Castro, onde este experimenta novos sistemas de condução em busca de um sistema sustentável e mais compatível com a mecanização.

 

Figura: Fotografia de grupo

 

Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse na cultura da vinha, fique atento aos novos cursos que a AgroB está a preparar para este ano!