Visita Técnica do Medronho 2021: veja como foi!

Spread the love

NOS PASSADOS DIAS 18 DE SETEMBRO E 2 DE OUTUBRO FORAM REALIZADAS AS VISITAS TÉCNICAS DO MEDRONHO, que tiveram lugar na exploração da Lenda da Beira, situada em Pampilhosa da Serra, Coimbra.

 

Figura: Logótipo da Lenda da Beira

 

Figuras: Visita à exploração de Medronho da Lenda da Beira, na Pampilhosa da Serra

 

Como guia e formador ao longo das visitas, a AgroB e os respetivos formandos contaram com a experiência do produtor e gerente da empresa, José Martins, que ao longo das duas tardes nos elucidou sobre as principais caraterísticas da cultura e respetivas práticas em campo.

 

Figura: O empresário José Martins acompanhou as turmas ao longo das visitas

 

Apesar de apresentar algumas dificuldades, a potencialidade do medronho como cultura agrícola foi o que ganhou mais destaque em conversa e discussão entre formador e formandos. Esta cultura autóctone em algumas zonas do país, como na Serra do Gerês, pode ser produzida para consumo em fresco ou transformação de compotas, aguardente, licor, entre outros produtos.

 

Figura: Exploração de medronheiros

 

Posteriormente, as visitas avançaram do campo até ao armazém e destilaria da Lenda da Beira, onde foi mostrado o fim do ciclo de campo, pós-colheita e o início do ciclo de transformação nos produtos especializados pela empresa, a aguardente e o licor de medronho.

 

Figuras: Visita ao armazém e destilaria da Lenda da Beira

 

No final de cada visita, os formandos tiveram oportunidade de realizar uma breve degustação e adquirir garrafas de aguardente e licor para voltar a provar e recordar.

 

Figuras: Final da Visita Técnica do Medronho

 

Com estas visitas conclui-se o ciclo de Visitas de Técnicas de 2021. Fique atento às próximas práticas de campo que estamos a preparar para si!