Os itinerários turísticos têm como propósito completar um produto turístico, contribuindo para a rentabilização de um território e, desta forma, tornando-o um produto mais robusto e interessante. Desta forma, o itinerário possui um conjunto de objetivos, que devem estar presentes aquando a sua concepção e planeamento.
Enriquecer e complementar a oferta turística
Permitem acrescentar valor aos territórios enquanto produto turístico, criando um enquadramento único e distinto na complementaridade dos seus elementos e que ajudará a superar as expectativas dos visitantes face a um território ou experiência.
Aumentar o tempo de permanência de um turista na região
Promovem tempo de lazer e de conhecimento, através da partilha de experiências e atividades locais, gastronómicas, culturais, de natureza, etc.
Dar a conhecer os territórios
Estrategicamente, ajudam os visitantes a compreender e despertar para as vivências locais, o ambiente, as paisagens e elementos singulares do território, as suas gentes, a cultura e as práticas e vivências tradicionais.
Melhorar a perceção de um território
Quando devidamente acompanhado por um guia-intérprete, ajudam a compreender de forma consistente a história de um território, a sua economia, as suas tradições e festividades.
Desenvolver economicamente a região
O valor económico de uma experiência turística aumenta através da aquisição de diversas atividades, como a degustação da gastronomia local ou a aquisição de produtos típicos ou de artesanato, gerando um foco e interesse para o aumento da empregabilidade em setores complementares ao turismo.
O itinerário surge, então, para completar o produto turístico, dar a conhecer um território, aumentar o tempo de permanência dos turistas nesse local e, sobretudo, para enriquecer a experiência turística.
Conhecia a importância e potencialidade que o itinerário turístico representa?
Conte-nos nos comentários!