A floração na amendoeira, quer ocorre normalmente entre fevereiro a abril, acontece antes do desenvolvimento vegetativo (surgimento de folhas e gomos).
Figura: Ciclo biológico da Amendoeira
A flor da amendoeira surge de forma solitária ou germinada, após o desenvolvimento do gomo floral. A flor é caraterística da família das rosáceas. É uma flor completa, hermafrodita (androceu e gineceu) e composta por:
A polinização constitui um dos maiores problemas na produção de amêndoa. Isto acontece porque grande parte das cultivares disponíveis no mercado são parcialmente ou totalmente incompatíveis.
Assim, é necessária a instalação de mais do que uma variedade para que as flores de umas possam polinizar as outras, com a ajuda dos agentes polinizadores.
A quantidade de plantas polinizadoras muda consoante a variedade. No entanto aplicam-se sempre algumas condições base:
- Distância máxima entre árvores e polinizadora: 12–15 metros;
- O número de árvores por polinizadora não deverá ser superior a 9;
- A época de floração tem de ocorrer na mesma altura.
Nos esquemas seguintes, é possível visualizar dois exemplos de compassos distintos e a forma como as variedades polinizadoras são distribuídas (Fonte: Prof.ª Ana Paula Silva, UTAD).
Nota: Este estudo foi desenvolvido para um cerejal. No entanto pode ser aplicado às diferentes espécies do género Prunus que apresentam o mesmo problema de autocompatibilidade da amendoeira.
Conhecia a importância da polinização na Amendoeira?
Conte-nos nos comentários!