Visita Técnica da Amêndoa 2021: vê como foi!

Spread the love

A VISITA TÉCNICA DA AMÊNDOA, decorreu no passado dia 28 de agosto de 2021, uma formação prática de campo dinamizada pela AgroB Business School EV.

 

Figura: A Visita técnica da Amêndoa decorreu no passado dia 28 de agosto

 

A formação teve início nas instalações da Coopenela – Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, CRL, em Penela da Beira (Viseu). Numa primeira fase, realizou-se uma abordagem em sala, guiada pelo Eng. Rui Droga, com o objetivo de fazer o enquadramento da cultura e expor as particularidades dos diferentes modelos de exploração, bem como as maiores oportunidades e dificuldades do amendoal em Portugal.

 

Figuras: O Eng. Rui Droga deu início à formação com o enquadramento teórico da cultura em sala

 

De seguida, a turma teve oportunidade de visitar as instalações da cooperativa, onde foi elucidada sobre os procedimentos logísticos associados à pós-colheita, desde a receção do fruto até ao armazenamento, incluindo toda a maquinaria envolvida.

 

Figuras: Visita às instalações da Coopenela

 

Posteriormente, os formandos deslocaram-se à Quinta da Fonte do Lobo, onde foram recebidos pelo produtor Bernardo Neto. Já no local, foram esclarecidos sobre a secagem, britagem e embalamento da amêndoa, e puderam ainda observar todos os equipamentos envolvidos nestes processos.

 

Figuras: Visita às instalações da Quinta do Lobo (secagem, britarem e embalamento da amêndoa)

 

A formação terminou com a visita ao amendoal, conduzido em modo de produção biológico, onde a turma teve oportunidade de contactar com a cultura em diferentes fases de desenvolvimento. Foram expostas algumas particularidades deste modo de produção e observados alguns aspetos práticos associados à gestão do pomar. Foram ainda discutidas operações de poda, rega, fertirrigação, adubação foliar, fitossanidade, colheita e mecanização.

 

Figuras: Visita à exploração da Quinta do Lobo

 

Assim decorreu esta iniciativa da AgroB, que pretendeu aproximar os novos produtores e interessados na cultura à realidade de quem já iniciou a produção de amêndoa.

 

Figura: Turma da Visita Técnica da Amêndoa, com o Eng. Rui Droga, o produtor Bernardo Neto da Quinta do Lobo e equipa da AgroB

 

Se não tiveste oportunidade de participar nesta visita e tens interesse em investir nesta cultura, a AgroB apresenta-te o curso sobre a Cultura da Amendoeira que tem início no próximo dia 8 de novembro. Se procuras adquirir competências em operações específicas, conhece o programa tutorial sobre  Operações de Poda na Amendoeira.

Também podes consultar AQUI as últimas Visitas Técnicas agendadas para este ano!