Sistema de Incentivos a Projetos de Formação em Processos de Inovação

Sistema de Incentivos a Projetos de Formação em Processos de Inovação

Desde 3 de julho de 2017, o Portugal 2020 tem vindo a promover o Sistema de Incentivos a Projetos de Formação em Processos de Inovação. Este programa tem como objetivo a concessão de apoios financeiros a projetos de formação exclusivamente associados a investimentos, enquadrados nos instrumentos financiados no Objetivo Temático 1 (Reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação) e Objetivo Temático 3 (Reforço da competitividade das pequenas e médias empresas), ou por outros instrumentos de apoio concedidos para as mesmas finalidades através de verbas nacionais.

Prioridade de Investimento 8.5, que mobiliza os apoios do Fundo Social Europeu no domínio da Competitividade e Internacionalização, tem como objetivo específico intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através do aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação e internacionalização das empresas, e do aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação.

Com concurso aberto até 31 de dezembro de 2019, a operação destina-se a empresas PME e NPME, de todas as Regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), sendo suscetíveis de apoio os projetos de formação associados a projetos de investimentos, enquadrados nas tipologias de Inovação Empresarial e Empreendedorismo, e de Qualificação e Internacionalização das PME.

Os apoios a conceder revestem a forma de subvenção não reembolsável, e a uma taxa base de incentivo de 50%, acrescida das majorações, não podendo a taxa global ultrapassar 70% (majoração em 10 p.p. se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos; majoração em 10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas e em 20 p.p. se for concedido a micro e pequenas empresas).

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui ao anúncio de abertura, e à primeira, segunda e terceira alteração ao aviso.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 924433183.