Sistema de Incentivos Internacionalização das PME: Novos Exportadores

Sistema de Incentivos Internacionalização das PME: Novos Exportadores

No âmbito do Portugal 2020, a partir de dia 10 de dezembro de 2018 e até ao dia 8 de fevereiro de 2019, está aberto o concurso para o Sistema de Incentivos "Internacionalização das PME", dirigido a Novos Exportadores.

O objetivo do Programa do XXI Governo Constitucional e do Programa Nacional de Reformas consiste em reforçar a competitividade das empresas, promover o aumento da exportação de produtos com alta intensidade tecnológica, assim como incentivar cada vez mais a inserção nas cadeias de valor internacionais, reconhecendo a sua importância para a criação de mais emprego e mais riqueza.

O objetivo deste concurso consiste em alargar a base exportadora, aumentando o número de novas empresas exportadoras, ou incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que, já exportando, o fazem ainda de forma incipiente ou pontual. Tal sucederá através da concessão de incentivos a projetos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação destas, valorizando em particular a adoção do comércio eletrónico como ferramenta de internacionalização assente em estratégias sólidas e integradas de e-commerce e de transformação digital.

São suscetíveis de apoio os projetos individuais de internacionalização de PME que visem o conhecimento de mercados externos, a presença na web (através da economia digital), o desenvolvimento e promoção internacional de marcas, a prospeção e presença em mercados internacionais, o marketing internacional, a introdução de um novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas, e/ou as certificações específicas para os mercados externos.

Este concurso destina-se a empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica que se localizem em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve). O limite mínimo de despesa elegível total por projeto é de 25 mil euros. Os incentivos a conceder são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 45%, com exceção dos incentivos a conceder pelo PO Regional de Lisboa, os quais são calculados através da aplicação, às despesas elegíveis, de uma taxa máxima de 40%.

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui ao anúncio de abertura.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 924433183.