Sistema de Incentivos Inovação Produtiva | Lisboa, Alentejo e Algarve

Sistema de Incentivos Inovação Produtiva | Lisboa, Alentejo e Algarve

Entre 14 de junho e 30 de agosto de 2019, as empresas (PME e grandes empresas) da Área Metropolitana de LisboaRegião do Alentejo e Região do Algarve voltam a ter acesso ao concurso ao Sistema de Incentivos Inovação Produtiva.

 

O objetivo específico deste concurso consiste em dar continuidade à atração de novo investimento empresarial, através da tipologia designada por “Inovação Empresarial”, concedendo apoios financeiros a projetos que contribuam para o:

• Aumento do investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras (produto ou processo), reforçando o investimento empresarial em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico, através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D (investigação e desenvolvimento tecnológico) e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado;

• Reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para sua progressão na cadeia de valor.

 

Atribui-se, assim, um claro enfoque a investimentos no domínio da diferenciação, diversificação e inovação, na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado.

São suscetíveis de apoio os projetos individuais em atividades inovadoras relacionados com a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento, ou a alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente. No caso de projetos de investimento de não-PME localizados nas regiões de Lisboa e Algarve, apenas são elegíveis atividades de inovação produtiva a favor de uma nova atividade.

No âmbito do investimento inicial, pode ainda ser incluída uma componente específica de formação de recursos humanos associada à participação de empresários, gestores e trabalhadores das empresas em ações de formação integradas no projeto em causa, que permitam uma melhor eficácia dos processos de inovação das empresas.

A taxa de financiamento dos projetos no âmbito deste SI é obtida a partir da soma da taxa base mais majorações, até ao limite máximo de 75%.

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui ao anúncio de abertura, de forma a distinguir as condições específicas e despesas elegíveis diferenciadas por região e setor de investimento.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.