Projeto Piloto para a Constituição de uma Rede Regional para a Valorização da Fileira da Floresta da Região Centro

Projeto Piloto para a Constituição de uma Rede Regional para a Valorização da Fileira da Floresta da Região Centro

Região Centro dispõe de recursos de elevada qualidade que podem ser um fator decisivo de desenvolvimento económico e social. Contudo, a pulverização, reduzida dimensão e frágil capacitação dos agentes que intervêm em toda a cadeia de valor, bem como a reduzida experiência e apetência para trabalhar em conjunto, limitam significativamente os resultados alcançados. O caso da floresta é disso exemplo.

floresta é um recurso estratégico para a economia da Região Centro. O impacto económico e territorial da floresta abre inegáveis possibilidades à sua valorização. Contudo, o potencial de geração, transferência e valorização de conhecimento existentes na Região carece de maior organização para corresponder ao desafio com que a região se confronta bem como ao potencial deste recurso.

Perante este cenário, a Autoridade de Gestão entendeu oportuno apoiar, através de um projeto piloto de âmbito regional e com forte caráter inovador, a criação e capacitação de uma rede regional que operacionalize uma estratégia regional de valorização da fileira da floresta, no contexto de uma única operação, envolvendo as instituições do sistema científico e tecnológico, que podem reforçar o conhecimento e a inovação sobre este recurso endógeno, e as entidades associativas empresariais, para estimular o surgimento de iniciativas empresariais que valorizem a fileira da floresta e promover a atração de capital humano qualificado e a dinamização dos territórios onde a floresta é um recurso incontornável.

Este projeto piloto integra-se na estratégia do Programa de Valorização do Interior, e no Programa de Revitalização do Pinhal Interior. A apresentação de candidaturas tem como objetivo reforçar a capacidade de atores para a promoção de ações de desenvolvimento territorial e a consolidação de redes de cooperação estratégica.

 

Este projeto diz respeito às tipologias de ação prevista no Programa Operacional Regional do Centro, a saber:

• Capacitação de um conjunto alargado de entidades da Região Centro, cujo papel de dinamização económica é essencial, tais como o movimento associativo empresarial; parques de ciência e tecnologia; incubadoras e aceleradoras de empresas; centros tecnológicos e entidades dinamizadoras da transferência de tecnologia; clubes e entidades veículo de business angels; entidades responsáveis pela gestão de outras estratégias de eficiência coletiva;

• Consolidação das instituições de ensino superior enquanto espaços de saber, com caracterização das infraestruturas e crescente utilização em lógicas de parceria, contemplando a sua utilização alargada ao serviço da sociedade e aposta seletiva em novas valências, reforçando a concretização da sua terceira missão e do papel que podem desempenhar enquanto agente dinamizador das transformações da sociedade;

• Fortalecimento de cooperação, capacitação institucional e trabalho em rede, através da construção de mecanismos de articulação a nível regional e sub-regional;

• Desenvolvimento do potencial humano e das competências internas das instituições regionais mais ajustadas ao bom desempenho das respetivas funções.

 

Os beneficiários dos apoios previstos neste concurso são agentes regionais relevantes, públicos e privados sem fins lucrativos, que demonstrem possuir experiência ao nível da investigação e da capacitação mas também da concretização de iniciativas e projetos diretamente relacionados com os objetivos deste programa. Na sua atual redação, apenas são aceites candidaturas em parceria, devendo a entidade coordenadora ser uma entidade de natureza pública. A taxa de cofinanciamento a aplicar é de 85% de contribuição europeia através do FSE, a incidir sobre o montante da despesa elegível, correspondendo os restantes 15% à contribuição pública nacional.

Este Projeto Piloto para a Constituição de uma Rede Regional para a Valorização da Fileira da Floresta da Região Centro tem um período de concurso curto, entre 17 e 28 de junho de 2019. De forma a conhecer melhor este projeto, aceda aqui ao aviso de abertura.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.