Produção de Batata: Atualização das Zonas Demarcadas para Epitrix

Produção de Batata: Atualização das Zonas Demarcadas para Epitrix

Desde 2012, tem vindo a ser realizada uma prospeção anual de Epitrix papa e Epitrix cucumeris no território Português, estando neste momento a decorrer os trabalhos relativos a 2018. Atendendo aos resultados deste ano já disponíveis, verificou-se a presença de ambas as espécies na freguesia de Rio de Moinhos (no concelho de Borba), e da espécie Epitrix papa na União das Freguesias de Luz de Tavira e Santo Estêvão (no concelho de Tavira). Assim, tornou-se necessário proceder de imediato à atualização da atual zona demarcada no território nacional.

Epitrix papa é um pequeno coleóptero crisomelídeo pertencente à família das álticas ou "pulguinhas", cujas larvas causam estragos nos tubérculos, contribuindo para a desvalorização comercial da batata. A outra espécie referida, a Epitrix cucumeris, apresenta uma morfologia e biologia muito semelhante à espécie anteriormente referida, mas cujos estragos nos tubérculos não são conhecidos. Na sequência da deteção das duas espécies de Epitrix na cultura da batateira em Portugal e Espanha, foram aprovadas decisões da Comissão Europeia sobre medidas de emergência para o seu controlo, com vista a impedir a dispersão, tanto no país como no restante território da União Europeia livre, deste organismo através do comércio de batata (consumo ou semente).

Esta praga, dado o seu ciclo biológico, pode ser disseminada essencialmente através de terra aderente aos tubérculos, pelo que as medidas estabelecidas na decisão para expedição para fora de zonas demarcadas incidem particularmente na exigência de lavagem, escovagem ou método equivalente que conduza à remoção de terra. Por forma a controlar a praga no território nacional, torna-se ainda necessário aplicar medidas de contenção e/ou erradicação, as quais incluem prospeção e tratamento com produtos fitofarmacêuticos autorizados.

Aceda aqui ao Ofício Circular n.º 31/2018, com a 9.ª atualização das zonas demarcadas para Epitrix e as medidas de proteção fitossanitária necessárias, para além de outros cuidados a ter nos campos de produção de batata na zona demarcada.