Património Cultural | Região do Norte

Património Cultural | Região do Norte

Entre 20 de junho e 27 de setembro de 2019, o NORTE 2020 promove o concurso a duas medidas inseridas no âmbito do Património CulturalInfraestrutural e Animação, Programação Cultural e Eventos Culturais - Imaterial.

O apoio a investimentos no domínio do património cultural surge associado à sua valorização turística. Procura-se apoiar a qualificação e valorização dos ativos histórico-culturais com vocação turística, contribuindo para o enriquecimento da oferta turística da Região do Norte. Esta estratégia prevê a valorização de ativos intensivos em território como uma forma de promoção dos principais produtos turísticos regionais do Porto e Norte de Portugal e respetivos subdestinos (Minho, Porto, Douro e Trás-os-Montes), nomeadamente o “turismo cultural”, “city breaks”, “turismo de saúde e bem-estar” e “turismo de natureza”.

Dirigido a toda a Região do Norte, o concurso tem como objetivo específico promover a valorização da excelência do património cultural e natural no contexto de estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico. A este, podem candidatar-se entidades da Administração Pública Central, autarquias locais e suas associações, pessoas coletivas de direito público, e entidades privadas sem fins lucrativos e agentes culturais (mediante protocolo ou outras formas de cooperação com as entidades referidas anteriormente).

 

Com uma dotação orçamental de 10 milhões €, na operação Património Cultural - Infraestrutural são passíveis de financiamento operações relativas à:

a) Proteção, valorização, conservação e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse turístico, incluindo em particular aquele que já é Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO;

b) Modernização e dinamização de museus e de outros equipamentos culturais de divulgação do Património, de elevado interesse turístico.

 

Quanto ao programa Património Cultural - Animação, Programação Cultural e Eventos Culturais - Imaterial (com uma dotação de 2,5 milhões €), são passíveis de financiamento operações relativas ao:

a) Apoio à realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais, com elevado impacto em termos de projeção da imagem da região, através da programação em rede a nível intermunicipal e/ou regional sempre que adequado;

b) Organização e promoção de eventos com impacto internacional;

c) Divulgação e integração territorial, através de iniciativas de cooperação territorial e institucional, que permitam integrar a programação cultural, as visitas guiadas e a divulgação de equipamentos, bens culturais e serviços prestados.

 

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui aos avisos de abertura de ambas as operações: Infraestrutural e Imaterial.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados no formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.