Investimentos em Infraestruturas Tecnológicas | Área Metropolitana de Lisboa

Investimentos em Infraestruturas Tecnológicas | Área Metropolitana de Lisboa

Acordo de Parceria do Portugal 2020 para o atual período de programação 2014-2020 sublinha, entre outras prioridades estratégicas, a necessidade de qualificação das infraestruturas de Investigação e Inovação (i&i) – tais como centros tecnológicos, centros de transferência de tecnologia, institutos de novas tecnologias e parques de ciência e tecnologia –, estimulando uma atuação cada vez mais próxima e articulada das mesmas com as efetivas necessidades do tecido empresarial.

Neste âmbito, de 17 de abril a 28 de junho de 2019, o POR Lisboa 2020 promove dois concursos destinados à Região NUT II Lisboa: um que prevê a concessão de apoios a Centros e Interfaces Tecnológicos e Parques de Ciência e Tecnologia, e um outro que prevê a concessão de apoios a Centros de Incubação de Base Tecnológica.

Os apoios a infraestruturas de Investigação e Inovação (I&I), enquanto unidades de interface para a valorização económica do conhecimento e criação de valor (centros tecnológicos, centros de valorização e transferência de tecnologia e parques de ciência e tecnologia, enquanto tipologias abrangidas pelo mapeamento realizado e por este concurso), estão enquadrados na Prioridade de Investimento 1b (PI 1.2). Já os apoios a incubadoras de empresas de base tecnológica, orientados para a melhoria dos serviços prestados às empresas e sustentados pelo reforço ou eventual reorientação dos respetivos focos de atividade, estão enquadrados na Prioridade de Investimento 3a (PI 3.1).

Ambos os concursos se destinam a apoiar Infraestruturas Tecnológicas ou Centros de Incubação de Base Tecnológica, respetivamente, que cumpram as condições do mapeamento, prosseguindo o objetivo de promoção de fluxos de conhecimento e de tecnologias entre o Sistema Científico e Tecnológico, o tecido empresarial e os mercados nacional e internacional.

As operações incluem uma lista considerável de despesas elegíveis, que poderá consultar em anexo. Em ambos os casos, os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 40%.

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui aos dois anúncios de abertura (Centros e Interfaces Tecnológicos e Parques de Ciência e Tecnologia e Centros de Incubação de Base Tecnológica).

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 924433183.