Espaço Visual Visita Explorações Vitivinícolas de Vinho Verde na Região do Tâmega e Sousa

Espaço Visual Visita Explorações Vitivinícolas de Vinho Verde na Região do Tâmega e Sousa

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa encontra-se a desenvolver um estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar da região. Nesse âmbito, está a dinamizar um conjunto de visitas de campo a explorações agrícolas e unidades empresariais de referência regional e nacional neste setor. As visitas de campo, num total de sete, estão a decorrer entre os meses de setembro e dezembro, e têm como foco casos de sucesso em atividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa, como são os casos da produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos, e de carne certificada.

Depois das visitas a explorações agrícolas de cogumelos, de kiwis e de mirtilos, a quarta visita de campo decorreu hoje, dia 9 de dezembro, em três explorações vitivinícolas de Vinho Verde – a Quinta de Covela (em Baião), a AB Valley Wines (em Amarante), e a Quinta de Linhares (em Penafiel). Por volta das 17h00, realizou-se também uma apresentação e discussão do modelo de negócio para a produção de vinho verde na Coopenafiel - Cooperativa Agrícola de Penafiel, onde o Eng.º José Martino, CEO da Espaço Visual, foi o principal interveniente.

Especialmente dirigidas a produtores ou potenciais interessados em iniciar atividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com atuação no setor agroalimentar do Tâmega e Sousa, estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.

Estas visitas constituem igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do setor agroalimentar.