Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Tem Novo Diretor-Geral

Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Tem Novo Diretor-Geral

Está escolhido o novo líder da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). O Mestre e Engenheiro Gonçalo de Freitas Leal foi o designado, em comissão de serviço, pelo período de cinco anos, para exercer o cargo de Diretor-Geral da DGADR, tendo como Subdiretora-Geral a Engª Maria Filipa de Sousa da Câmara Horta Osório.

Nascido a 4 de agosto de 1955, Gonçalo Mendes de Freitas Leal é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (1978), pós-graduado em Hidráulica Agrícola, pela mesma faculdade (1978), e detentor de um Master of Science in Soil Science and Water Management, pela Universidade Agrícola de Wageningen, Holanda (1983). Integrou o Gabinete do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, no XXI Governo Constitucional. Neste âmbito, prestou assessoria ao Ministro na área do regadio. 

Os seus trabalhos mais recentes na Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) foram a colaboração na redação do documento de «Estratégia Para o Regadio Público 2014-2020», a montagem e gestão da Ação 7.5 «Uso Eficiente da Água» do Plano de Desenvolvimento Rural 2014-2020, e a participação no Conselho de Bacia da Região Hidrográfica do Alentejo. Elaborou mais de duas dezenas de comunicações escritas em congressos e artigos em revistas, e regista 5 colaborações em livros técnicos publicados. Concebeu, coordenou e lecionou mais de 20 cursos de formação profissional na área da Rega, Drenagem e Hidrologia, totalizando cerca de 1200 horas de aulas teóricas e práticas.

Aceda aqui ao Despacho n.º 9116/2018, que oficializou a designação, publicado em Diário da República a 27 de setembro.