Conheça os "Alimentos do Futuro"

Conheça os "Alimentos do Futuro"

Um pouco por todo o mundo, muitas associações ambientalistas defendem que temos de mudar a nossa dieta alimentar, lembrando que os hábitos de consumo e a produção de alimentos têm forte impacto nas alterações climáticas. Mais de 60% da produção agrícola mundial é dominada por quatro culturas milho, arroz, trigo e soja , o que faz com que seja criado um sistema de produção e comercialização altamente dependente do que acontece com estas culturas.

A Agroecologia aborda a realidade agrícola com preocupação ambiental e a sua sustentabilidade, integrando-a entre conhecimentos de diversas ciências e a sabedoria popular. A atividade agrícola para a produção dos diferentes alimentos e outros produtos é a que mais impacta e degrada tanto o solo como o ambiente, cabendo aos produtores e futuros produtores adotar técnicas mais sustentáveis.

A formação sobre Agroecologia da Espaço Visual dá-lhe a conhecer, entre outras coisas, alimentos mais naturais e de elevada riqueza nutricional, em detrimento de alimentos processados e ricos em açúcar, sal e/ou gordura. Conheça aqui os "alimentos do futuro".

 


 

Batata-Doce

Tendo sido já eleita como o “melhor acompanhamento fornecedor de hidratos de carbono”, a batata-doce tem um valor nutricional muito superior à batata branca e a outros alimentos fornecedores deste tipo de nutrientes.

 

Batata-Doce

 


 

Mandioca

Originária da América do Sul, a mandioca é uma raiz tuberosa. Um alimento altamente energético, é rico em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C.

 

 

Mandioca

 


 

Alcachofra

Um legume de origem Mediterrânea, a alcachofra é muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos, pois é capaz de baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, por exemplo.

 

 

Alcachofra

 


 

Açafrão Vermelho

Com um elevado custo por kg, a cultura do açafrão vermelho exige Invernos rigorosos para completar o ciclo. Suporta frios e calores extremos, pelo que se adapta bem aos climas continentais da Península Ibérica.

 

Açafrão Vermelho

 

 


 

Gengibre

Com os seus rizomas, o gengibre é utilizado na alimentação, na indústria de bebidas e como produto medicinal. É, também, um reconhecido alimento termogénico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a redução da gordura corporal.

 

Gengibre

 

 


 

Manjericão ou Basílico

As folhas frescas ou secas do manjericão têm propriedades antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias, diuréticas e estimulantes, entre outras. Na culinária, para chás ou extração de óleo, toda a planta pode ser utilizada.

 

 

Manjericão

 


 

Chás

Muitas são as plantas medicinais que se incluem no lote dos "alimentos do futuro" e dão origem a chás com ótimas propriedades. Entre estas, podemos encontrar a camomila que produz um chá calmamente digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos , a erva príncipe ou lemongrass cujo saboroso chá é usado para o alívio de cólicas uterinas e intestinais, e no tratamento do nervosismo ou o anis ou erva-doce com a infusão das suas sementes a facilitar a digestão, a aliviar a flatulência e cólicas intestinais, e a acalmar a excitação nervosa e insónia.

 

Chás do Futuro

 

 


 

Frutos

Outro importante lote é o dos frutos do futuro. Entre estes, podemos descobrir o maracujá fonte de vitamina A, C, antioxidantes, fibras e minerais importantes para o corpo , a pitaia ou dragon fruit que contribui para a diminuição do colesterol e a melhoria do sistema imunológico e da digestão , ou a anona rica em vitamina C e B6, e em diversos minerais como o cobre, o fósforo, o potássio e o magnésio.

 

Frutos do Futuro

 

 


 

Moringa

Com propriedades de ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, ou antidiabética, a moringa traz imensos benefícios, como o aumento da capacidade respiratória, a regulação da pressão arterial ou o melhoramento da saúde do sistema digestivo.

 

Moringa

 

 


 

Neem

Embora se desenvolva principalmente em climas tropicais, é possível encontrar alguns exemplares da árvore neem no sul de Portugal. Esta é uma das plantas mais promissoras a nível mundial como fonte de inseticidas naturais.

 

Neem

 

 


 

Segundo especialistas, em duas décadas, podemos ter dificuldade em encontrar à venda alimentos tão contemporâneos como o chocolate, o café, a batata ou o peixe. Os "alimentos do futuro" são a solução para uma sociedade cada vez mais preocupada com a saúde. Inscreva-se na formação de Agroecologia da Espaço Visual e aprenda técnicas mais atentas ao ambiente, garantindo a produção sustentável de alimentos e produtos de qualidade biológica superior.