Capacitação Institucional nas Parcerias Territoriais e Setoriais | Região do Algarve

Capacitação Institucional nas Parcerias Territoriais e Setoriais | Região do Algarve

No atual quadro de incentivo à competitividade territorial, existe uma manifesta necessidade de assegurar a afirmação regional e dos agentes melhor posicionados para a concretizar. A dinamização do trabalho em rede e o estabelecimento de parcerias com escala territorial e institucional, com capacidade de alavancagem, espírito de cooperação, assente em modelos de governança sustentáveis, torna-se, nesta fase, particularmente relevante e necessária.

Nesse sentido, o Programa CRESC Algarve 2020 lançou o concurso à Capacitação Institucional nas Parcerias Territoriais e Setoriais, com o objetivo específico de reforçar a capacidade de atores e redes para a promoção de ações de desenvolvimento territorial. Pretende-se contribuir para o reforço da governança regional no âmbito do processo de digitalização da economia e respetivo impacto no emprego.

A operação tem aplicação na Região do Algarve e destina-se a entidades da Administração Pública e outros atores regionais públicos ou privados sem fins lucrativos. As candidaturas adotam a figura de parceria, com a sua liderança a ter de ser assegurada por uma entidade pública.

 

Com uma dotação orçamental de 1 milhão e 700 mil €, o concurso apoia ações que reforcem a capacidade destes atores e redes, tendo em vista a promoção do desenvolvimento territorial através de:

a) Ações de apoio técnico à coordenação, dinamização, execução e acompanhamento de planos de ação territoriais e setoriais;

b) Projetos inovadores e iniciativas piloto de boas práticas de redes de atores institucionais;

c) Ações de capacitação ao nível da monitorização e acompanhamento de dinâmicas territoriais e de avaliação de políticas.

 

A taxa máxima de cofinanciamento FSE para as operações apoiadas é de 80%. As candidaturas decorrem entre 28 de junho e 2 de agosto de 2019.

De forma a conhecer melhor esta medida, aceda aqui ao anúncio de abertura da mesma.

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados no formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 911768809.