A Amêndoa é o Fruto de Casca Rija Líder do Mercado Mundial

A Amêndoa é o Fruto de Casca Rija Líder do Mercado Mundial

Durante séculos, a amendoeira demonstrou ser a derradeira solução para o uso agrícola de terras marginais em regiões de clima seco a semi-árido, com chuvas concentradas na estação fria (de clima mediterrânico). A floração prematura e o arranque precoce do período vegetativo são estratégias para escapar ao efeito depressivo da falta de água no sucesso reprodutivo, na produção de semente. Para florir e vegetar cedo, a amendoeira exige poucas horas de frio para quebrar a dormência dos gomos, e temperaturas relativamente baixas para desencadear o abrolhamento dos mesmos.

Esta é um fruto seco muito versátil, com inúmeras aplicações, sendo rica em energia, essencialmente devido ao seu elevado conteúdo em óleo. A sua composição nutricional pode variar de acordo com a forma como é preparada ou confecionada (como, por exemplo, se é consumida de forma natural ou se lhe são adicionados outros ingredientes).

A amêndoa é o fruto de casca rija líder do mercado mundial. Na última década, a produção de amêndoa no mundo duplicou, impulsionada pela procura crescente nos mercados emergentes e desenvolvidos. O posicionamento da amêndoa, enquanto alimento nutritivo e benéfico para a saúde, e a introdução de novos hábitos de consumo, foram determinantes para esta evolução.

A próxima formação na Cultura da Amendoeira começa já a 28 de novembro. Inscreva-se e adquira competências técnicas sobre as principais operações culturais da amendoeira, potenciando a rentabilidade da sua exploração.