Novidade // Inscrições abertas

Fertilização e Fitossanidade no Pistácio

Sobre esta edição

Estado: Novidade // Inscrições abertas
Data início:
Data fim:
Duração: 16 horas
Modalidade: Prática de Campo
Local: Espaço Visual - Gondomar
Preço: 130.00€

Sobre o curso

Conheça as principais pragas e doenças do pistácio, assim como as normas de fertilização nesta cultura.

Apresentação

Com este curso o formando poderá adquirir competências e conhecimentos para identificar pragas e doenças, assim como carências nutricionais, a cultura do pistácio. É constituído por 16 horas, 8 em sala e 8 em campo, numa exploração agrícola.

Destinatários

O curso de Fertilização e Fitossanidade no Pistácio destina-se a novos produtores, produtores já instalados num período inicial de exploração; técnicos agrícolas e todos os interessados em especializarem- se na cultura do pistácio.

Conteúdo

1 - FERTILIZAÇÃO
Nutrição das plantas
Fertilizantes: corretivos e adubos
Processos de avaliação da fertilidade
Cálculos de fertilização
Técnicas de aplicação de fertilizantes

2 - PROTEÇÃO FITOSSANITÁRIA
Acidentes fisiológicos ou culturais
Principais pragas e doenças na cultura
Estratégias e meios de combate aos inimigos
Produtos fitofarmacêuticos autorizados

Prática de campo
• Identificar carências nutricionais e sintomatologia relacionada
• Observar pragas e doenças
• Identificar e distinguir organismos auxiliares de organismos nocivos à cultura
• Realizar estimativas de risco e definir o nível económico de ataque
• Recolha de amostra de solo e folhas para análise

Objectivos

Com este curso, o formando poderá adquirir competências e conhecimentos sobre nutrição, processos de avaliação da fertilidade, principais fertilizantes utilizados, assim como as principais doenças e pragas na cultura do pistácio.

Formador

ENG. ANTÓNIO GUERRA e ENG. ÉLDER LIMA LEITE

FORMADOR ENG. ANTÓNIO GUERRA
Licenciado em Engenharia Agro-Pecuária pela Escola Superior Agrária de Coimbra. É Engenheiro Técnico Agrário, especializado na área da Fertilização e Nutrição das Plantas. Foi quadro técnico do Ministério de Agricultura/DRAPN, tendo elaborado diversas fichas técnicas e artigos de divulgação sobre o tema da Fertilização e Nutrição das Plantas. Colaborou em várias empresas ligadas à Nutrição e Proteção das Culturas (Rhône Poulenc Agro, Samabiol e Sapec Agro.) e, atualmente, colabora em revistas técnicas de agricultura (Agrotec e Voz do Campo), entre outras posições de consultoria. É membro de diversas associações ligadas ao setor e tem diversos trabalhos publicados na sua área científica.

FORMADOR ENG. ÉLDER LIMA LEITE
Bacharel em Agricultura pela Escola Superior Agrária de Coimbra e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É desde 2013 consultor e formador na área da proteção integrada em horticultura, viticultura, fruticultura, na luta química aconselhada, na fitossanidade em agricultura biológica e produtos fitofarmacêuticos. Foi Engenheiro Técnico Agrário do Quadro da Direção Regional de Agricultura Entre Douro e Minho. Foi Chefe da X Região Agrícola de Moçambique, acumulando com a responsabilidade direta pelo Sector Agrícola do Chinde e Aproveitamento Hidroagrícola do Sombo. Criou o Setor de Entomologia na Divisão de Proteção das Culturas da D.R.A. E. D. Minho, onde foi inspetor fitossanitário e responsável técnico. É autor de vários artigos técnicos, no âmbito da proteção fitossanitária das culturas, em revistas e jornais da área agrícola nacionais e internacionais.