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Gestão Estratégica em Espaços Rurais

260,00

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Categoria:
  • Enquadramento

  • Requisitos

  • Programa

  • Corpo pedagógico

Descrição

Este curso tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências que permitam os participantes identificar o perfil do consumidor do Turismo em Espaço Rural (TER), os mercados, a gestão e promoção, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo nas áreas rurais.

É constituído por 45 horas (22 horas síncronas e 23 horas assíncronas) e desenvolvido totalmente à distância.

 

Certificação e Acreditação

Destinatários

  • Investidores e potenciais investidores no setor;
  • Empresários e Gestores turísticos;
  • Profissionais e Técnicos de empresas do setor;
  • Profissionais de hotelaria e restauração;
  • Quadros superiores da administração pública (local, regional ou nacional);
  • Responsáveis pelo desenvolvimento estratégico de destinos turísticos;
  • Consultores.

 

Objetivos Específicos

  • Conhecer o enquadramento e a evolução das estratégias de promoção;
  • Identificar os principais mercados turísticos emissores para Portugal;
  • Analisar as macrotendências e os fatores de competitividade no Turismo em Espaço Rural (TER);
  • Identificar e implementar estratégias para atingir o público-alvo do Turismo em Espaço Rural (TER);
  • Saber analisar os principais concorrentes e criar vantagens competitivas;
  • Iniciar uma estratégia de marketing e promoção, tendo em vista os mercados e o público-alvo a alcançar.

 

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino tem como base a exposição teórica com recurso a suporte audiovisual, através de apresentações, aulas em videoconferência, exercícios práticos com casos reais, textos de apoio e/ou manuais, entre outros documentos.

O participante poderá estudar e realizar as avaliações ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes, respeitando a duração de cada módulo e os prazos estipulados.

 

Metodologia de Avaliação

Para concluir o curso, o participante deverá atingir os objetivos pedagógicos com aproveitamento e nos prazos estipulados para o efeito. A avaliação é composta por:

  • Participação e assiduidade mínima obrigatória a 90% da duração das sessões síncronas;
  • Avaliação modular: testes ou exercícios;
  • Atividades curriculares: tarefas ou exercícios;
  • Avaliação final.

 

Vantagens deste Curso

  • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;
  • Partilhe as suas experiências numa rede de networking com especialistas e empresários da área agrícola;
  • Adquira conhecimentos de forma flexível, sem necessidade de deslocações e com conteúdos disponíveis 24h/dia, através de uma plataforma de ensino à distância de simples utilização;
  • Aceda à plataforma de ensino através da aplicação Moodle App no Google Play e Apple App Store;
  • Tenha acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos;
  • Aceda a aulas em videoconferência e em tempo real através de qualquer dispositivo equipado com placa de som, auscultadores e ligação à internet;
  • Esclareça as suas dúvidas através de um sistema de tutoria ativa.

Condições de acesso

  • Habilitações mínimas de acesso: 12º ano (habilitações ao nível do 9º ano estão sujeitas a análise curricular ou análise de experiência relevante no setor e questionário de candidatura);
  • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários para a candidatura.

 

Documentação necessária para a candidatura

  • Certificado de habilitações;
  • Ficha de inscrição;
  • Questionário motivacional.

 

Certificado de conclusão

Os participantes que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

  • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
  • O certificado de formação profissional emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho: este certificado é emitido em formato de papel, podendo ser posteriormente levantando nas instalações da AgroB ou enviado via CTT para a morada de inscrição do formando ou outra a definir (sob o pagamento da taxa de 10,00 € relativa a portes de envio).

 

Outras Informações

  1. Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação de formação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. A AgroB Business School EV reserva-se no direito de adiar o início de qualquer formação até 48 horas antes da data prevista inicialmente, assim como de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.
  2. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Caso a desistência ocorra após o período de 14 dias da contratação da formação ou após o acesso aos conteúdos do curso, a AgroB Business School EV não é obrigada a devolver qualquer montante, de acordo com o previsto no DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.
  3. Em caso de desistência efetuada após o prazo referido no ponto 2, e até 10 dias antes da data agendada para o início da formação, será aceite, implicando, contudo, a retenção de 50% do valor total da formação, a título compensatório pelas despesas efetuadas e prejuízos sofridos pela AgroB Business School EV.

Gestão Estratégica em Espaços Rurais

1. Turismo em Espaço Rural (TER)

1.1.  Enquadramento e evolução das estratégias de promoção no Turismo Global e TER em Portugal;

1.2.  Os 5 principais mercados turísticos emissores para Portugal;

1.3.  Ambiente externo: macrotendências;

1.4.  Pilares de análise do ambiente interno: competitividade;

1.5.  Referencial estratégico para o turismo em Portugal 2017-2027.

 

2. Perfil do Turista em Espaço Rural

2.1.  Motivações e experiência turística;

2.2.  Indicadores de satisfação e de fidelização do cliente;

2.3.  Customer insights e competitividade;

2.4.  Customer lifetime value;

2.5.  Customer journey map.

 

3. Gestão e Mercados

3.1.  Análise SWOT;

3.2.  Segmentação;

3.3.  Análise de produto/serviço;

3.4.  Análise da concorrência;

3.5.  Elasticidade de preço;

3.6.  Estratégia competitiva.

 

4. Marketing e Promoção

4.1.  Estrutura de um plano de estratégia do marketing e promoção;

4.2.  Implementação: operação e execução das ações;

4.3.  Monitoramento: metas, indicadores e impactos;

4.4.  Promoção com operadores, agências e feiras de turismo;

4.5.  Outros canais de comercialização no TER.

Informações gerais

Data de Início
25/03/2024
Duração
45 horas

Descrição

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O perfil do turista é importante para uma melhor adaptação dos negócios de Turismo em Espaço Rural (TER) às expectativas do seu mercado, permitindo assim uma maior satisfação, e, porventura, taxas de ocupação maiores nesta tipologia de alojamento.

Perceber a forma como o consumidor do TER se comporta e vive a sua experiência nestes espaços, permite dar resposta às tendências atuais de mercado. É a partir da identificação do perfil do turista e dos principais mercados que o TER deve definir um conjunto de estratégias de gestão e de promoção com vista alcançar bons resultados de negócio.

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