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Cultura da Batata

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    Categoria:
    • Enquadramento

    • Requisitos

    • Programa

    • Corpo pedagógico

    Descrição

    A batata é um dos alimentos mais consumidos a nível mundial. A indústria oferece gamas de produtos cada vez mais diversificadas produzidos a partir desta cultura, desde pré-cozinhados, congelados, prontos a cozinhar embalados ou fécula. A cadeia de valor tem sofrido alterações nos últimos anos, evoluindo dos mercados tradicionais e regionais para a grande distribuição. A fileira da batata ganhou escala para responder às exigências dos consumidores e competir com os maiores operadores económicos.

    Este curso tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências que permitam executar operações inerentes à instalação, manutenção e colheita na cultura da batata. É constituído por 25 horas (9 horas síncronas e 16 horas assíncronas) e desenvolvido totalmente à distância, com aulas em videoconferência e em tempo real.

     

    Certificação e Acreditação

    Destinatários

    • Empresários nos primeiros anos de atividade;
    • Técnicos superiores com formação nas áreas de Agronomia, Biologia, Química, Agroalimentar ou similares;
    • Estudantes nas áreas de Agronomia, Biologia, Química, Agroalimentar ou similares;
    • Produtores, Encarregados de exploração e Operadores agrícolas.

     

    Objetivos Específicos

    • Conhecer a importância económica da cultura e as regiões de maior produção;
    • Identificar a morfologia, fisiologia, ciclo cultural e vegetativo e estados fenológicos da cultura da batata;
    • Identificar os principais aspetos a ter em conta na instalação e manutenção da cultura;
    • Enumerar os diferentes procedimentos a executar na colheita e pós-colheita;
    • Identificar aspetos essenciais e principais canais de comercialização para a batata.

     

    Metodologia de Ensino

    A metodologia de ensino tem como base a exposição teórica com recurso a suporte audiovisual, através de apresentações, vídeos, aulas em videoconferência, textos de apoio e/ou manuais, entre outros documentos.

    O participante poderá estudar e realizar as avaliações ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes, respeitando a duração de cada módulo e os prazos estipulados.

     

    Metodologia de Avaliação

    Para concluir o curso, o participante deverá atingir os objetivos pedagógicos com aproveitamento e nos prazos estipulados para o efeito. A avaliação é composta por:

    • Assiduidade mínima obrigatória a 90% da duração das sessões síncronas;
    • Participação nas sessões síncronas;
    • Avaliação contínua modular;
    • Execução de atividades, tarefas ou exercícios;
    • Avaliação final.

     

    Vantagens deste Curso

    • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;
    • Partilhe as suas experiências numa rede de networking com especialistas e empresários da área agrícola;
    • Adquira conhecimentos de forma flexível, sem necessidade de deslocações e com conteúdos disponíveis 24h/dia, através de uma plataforma de ensino à distância de simples utilização;
    • Acesso à plataforma de ensino através da aplicação Moodle App no Google Play e Apple App Store;
    • Acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos;
    • Esclareça as suas dúvidas através de um sistema de tutoria ativa.

    Condições de acesso

    • Habilitações mínimas de acesso: 12º ano (habilitações ao nível do 9º ano estão sujeitas a análise curricular ou análise de experiência relevante no setor e questionário de candidatura);
    • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários para a candidatura.

     

    Documentação necessária para a candidatura

    • Certificado de habilitações;
    • Ficha de inscrição;
    • Questionário motivacional.

     

    Certificado de conclusão

    Os participantes que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

    • O certificado de conclusão emitido pela AgroB, em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
    • O certificado de formação profissional emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho: este certificado é emitido em formato de papel, podendo ser posteriormente levantando nas instalações da AgroB ou enviado via CTT para a morada de inscrição do formando ou outra a definir (sob o pagamento da taxa de 10,00 € relativa a portes de envio).

     

    Outras Informações

    1. Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação de formação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. A AgroB Business School EV reserva-se no direito de adiar o início de qualquer formação até 48 horas antes da data prevista inicialmente, assim como de alterar o programa, os formadores, o local de execução, a duração e as datas relativas à formação em causa, obrigando-se, contudo, a comunicar qualquer alteração ao formando.

    2. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Caso a desistência ocorra após o período de 14 dias da contratação da formação ou após o acesso aos conteúdos do curso, a AgroB Business School EV não é obrigada a devolver qualquer montante, de acordo com o previsto no DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

    3. Em caso de desistência efetuada após o prazo referido no ponto 2, e até 10 dias antes da data agendada para o início da formação, será aceite, implicando, contudo, a retenção de 50% do valor total da formação, a título compensatório pelas despesas efetuadas e prejuízos sofridos pela AgroB Business School EV.

    Cultura da Batata

    1. Introdução à cultura da batata

    1.1.  Importância económica e principais países produtores e consumidores;

    1.2.  Necessidades edafoclimáticas da batata;

    1.3.  Morfologia e fisiologia;

    1.4.  Ciclo vegetativo e reprodutivo: ciclo anual e cultural da planta e estados fenológicos;

    1.5.  Variedades e as suas caraterísticas.

     

    2. Instalação da cultura

    2.1.  Tecnologias de produção;

    2.2.  Inserção da cultura na rotação;

    2.3.  Materiais de propagação;

    2.4.  Época de plantação;

    2.5.  Fertilização: adubação de fundo (determinação das unidades de fertilizantes e quantidades de adubos a aplicar);

    2.6.  Operações de preparação, plantação e pós-plantação.

     

    3. Manutenção e condução da cultura

    3.1.  Fertilização: adubações de cobertura e adubações foliares;

    3.2.  Irrigação;

    3.2.  Proteção fitossanitária: principais pragas e doenças na cultura, avaliação de estragos e prejuízos, estratégias e meios de prevenção e combate, produtos fitofarmacêuticos autorizados.

     

    4. Operações de colheita e pós-colheita, conta de cultura e mercado

    4.1.  Operações e cuidados na colheita;

    4.2.  Parâmetros de qualidade e normalização;

    4.3.  Formas de embalamento e conservação;

    4.4.  Conta de cultura (custos, área mínima);

    4.5.  Competitividade do mercado e formas de escoamento.

    Informações gerais

    Data de Início
    26/08/2024
    Duração
    25 horas

    Este curso está muito bem organizado e estruturado, com a seleção de conteúdos programáticos fundamentais à aquisição das competências necessárias para o maneio da Cultura da Batata.

    Filipa Aires

    Cultura da Batata

    Fiz o curso sobre a Cultura da Batata com a AgroB e estou muito satisfeito. Apesar de ser bastante cético e reticente com formações online, nesta escolaesses preconceitos foram eliminados e a formação e própria plataforma superaram as minhas expectativas!

    Daniel Alves

    Cultura da Batata

    Descrição

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    Além das diferentes variedades adaptadas às especificidades de cada região, com vista à obtenção das melhores e mais produtivas, a diferenciação pode ser conseguida por calibre, uniformidade da batata, aspeto, certificação do produto ou por marcas onde a comunicação consegue transmitir valores e confiança. A valorização do produto só é possível com a garantia do nível de qualidade de produção.

    Este curso é desenvolvido totalmente à distância com aulas em videoconferência e em tempo real.

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