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Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural

Associated Courses

    1.190,00 1.071,00

    REF: 22575 Categoria:
    • Enquadramento

    • Requisitos

    • Programa

    • Corpo pedagógico

    Descrição

    Este programa com 14 módulos permite habilitar os profissionais das várias áreas ligadas ao turismo, ao enoturismo, à hotelaria e restauração, de conhecimentos e competências essenciais para a Gestão de Unidades de Alojamento Local e de Turismo Rural.

    Pretende-se dotar estes profissionais de competências legais sobre o setor, de gestão empresarial, de planeamento em marketing turístico, de promoção e criação de itinerários turísticos.

     

    Certificação e Acreditação

    Destinatários

    • Candidatos com projetos submetidos;
    • Empresários nos primeiros anos de atividade;
    • Profissionais e técnicos de empresas de turismo;
    • Profissionais de hotelaria e restauração;
    • Quadros superiores da administração pública (local, regional ou nacional);
    • Responsáveis pelo desenvolvimento estratégico de destinos turísticos;
    • Gestores de marketing e comunicação em turismo.

     

    Objetivo geral

    No final, os participantes deverão estar aptos a iniciar a sua atividade profissional em Unidades de Alojamento Local e de Turismo Rural, a desenvolver ofertas integradas que incluam vários produtos e serviços, tendo em conta os atrativos e produtos de cada região, e a uma gestão efetiva e sustentável das suas empresas.

     

    Objetivos específicos

    • Conhecer os aspetos de gestão, logísticos, marketing, laborais, regulamentares e técnicos que te tornem apto a iniciar atividade turística como empresário;
    • Adquirir competências técnicas e ferramentas tecnológicas que permitam abrir novos horizontes à inovação e a novos modelos de negócio.

     

    Horário e duração

    O programa completo é composto por 14 módulos, totalizando 147 horas: 49 horas de formação síncrona, 86 horas de formação assíncrona e 12 horas de formação presencial.

    As aulas síncronas (em videoconferência) decorrerão em horário pós-laboral e as aulas presenciais realizadas ao sábado em diversas unidades de turismo de sucesso no setor em diferentes pontos do país.

    Os interessados poderão inscrever-se no programa completo ou em módulos específicos. Para obter o diploma do Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural é necessário realizar todos os módulos.

     

    Metodologia de ensino

    Este programa decorre na modalidade b-Learning e tem um carácter teórico-prático e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados da área, assim como a discussão e análise de casos práticos.

    Através da plataforma de ensino à distância, os formandos terão acesso aos conteúdos de cada módulo, assim como às aulas em videoconferência. Assim, esta formação requer: computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som e webcam e com ligação à internet (browser Google Chrome ou Mozilla Firefox).

     

    Metodologia de avaliação

    Para concluir cada módulo com sucesso, o participante terá de assistir e participar obrigatoriamente em 75% da duração das aulas em videoconferência, assim como ter aprovação na respetiva avaliação do módulo. As visitas pedagógicas não contabilizam para o critério da assiduidade.

    Para ter acesso ao certificado de conclusão do programa deverá ter aprovação nos 14 módulos.

     

    Visitas pedagógicas

    Com o objetivo de aproximar os formandos a casos de sucesso do setor, esta especialização prevê 3 visitas pedagógicas presenciais:

    • ART’Otel Barcelos (Guest House Barcelos)
    • Hotel Torre de Gomariz (Vila Verde/Barcelos)
    • Itinerário Vieira do Minho (com Câmara Municipal de Vieira do Minho)

     

    Vantagens deste curso

    • Grupo de docentes e especialistas reconhecidos nas áreas lecionadas;
    • Vários participantes convidados, proporcionando a aproximação ao tecido empresarial;
    • Análise de casos concretos de sucesso através de visitas pedagógicas.

    Condições de acesso

    • Habilitações mínimas de acesso: Licenciatura (habilitações ao nível do 12º ano estão sujeitas a análise curricular, questionário motivacional e entrevista, se aplicável);
    • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários.

     

    Documentação necessária para a candidatura

    • Certificado de habilitações;
    • Ficha de inscrição.

     

    Certificado de conclusão

    Todos os formandos que concluam com aproveitamento este curso, obterão dois certificados:

    • O Certificado de Conclusão emitido pela AgroB Business School EV, em formato digital e disponibilizado na Plataforma Moodle para download);
    • O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, emitido em formato de papel e podendo ser levantado presencialmente nas nossas instalações ou sendo enviado via CTT para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.

    Nota: o envio dos Certificados de Formação Profissional carecem de pagamento de uma taxa de 10,00€ em correio normal ou de 15€ em correio urgente, relativo a portes de envio.

     

    Outras informações

    Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela Espaço Visual. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Qualquer desistência efetuada após o pagamento da taxa de inscrição implicará a retenção do valor pago.

    Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural (COMPLETO)

    1. Oportunidades de investimento: modalidades de empreendimentos

    11 horas (4 horas assíncronas + 3 horas síncronas + 4 horas presenciais)
    Formador: Prof. Antas Teles
    Participante convidado: Espaço Visual

    1.  Investir em turismo: setor de sucesso;

    2.  Onde investir – catálogo:
    2.1  Alojamento turístico – caraterísticas, identificação, classificação;
    2.2  Alojamento local – modalidades;
    2.3  Turismo de natureza.

    3.  RNT (Registo Nacional de Turismo);

    4.  Apoios públicos ao investimento em turismo:
    4.1  Novos programas de apoio ao turismo no PRR;
    4.2  As Linhas de Apoio à Qualificação da Oferta 2021;
    4.3  Linha de Apoio à Valorização Turística no Interior (LAVTI);
    4.4  Inventivos PDR2020, SI2E;
    4.5  Portugal Ventures.

    +  Visita pedagógica: ART’Otel Barcelos (Guest House), em Barcelos (23 de outubro, das 9h30 às 13h30)

     

    2. Gestão de empreendimentos: maximizar lucros

    28 horas (16 horas assíncronas + 8 horas síncronas + 4 horas presenciais)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça

    1.  O mapa de origem e aplicação de fundos para o funcionamento de uma Casa TER (Turismo em Espaço Rural) e de um Alojamento Local;

    2.  Os KPI’s do negócio associados aos empreendimentos turísticos (Casas TER e Alojamento Local);

    3.  A estrutura dos proveitos e gastos no Alojamento Local e no Turismo em Espaço Rural;

    4.  Custos médios de funcionamento de equipamentos típicos de Casas de Turismo Rural (piscinas, spas, frio industrial, intensidade luminosa, sistemas de renovação de ar, fornos a lenha, fornos elétricos, fornos a gás);

    5.  Dimensionamento das câmaras frigoríficas e das fontes de energia.

    +  Visita pedagógica: Hotel Torre de Gomariz Wine & Spa, em Vila Verde/Barcelos (6 de novembro, das 9h30 às 13h30)

     

    3. Itinerários turísticos: Conceição, planeamento e comercialização

    28 horas (16 horas assíncronas + 8 horas síncronas + 4 horas presenciais)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça

    1.  Caraterísticas de um itinerário turístico;

    2.  Conceção e planeamento de itinerários turísticos;

    3.  Recursos afetos à conceção de itinerários turísticos;

    4.  Organização de um itinerário turístico para o mercado;

    5.  Divulgação e comercialização de um itinerário turístico.

    +  Visita pedagógica: Itinerário em Vieira do Minho, com Câmara Municipal de Vieira do Minho (20 de novembro, das 9h30 às 10h30)

     

    4. Instalar empreendimentos turísticos e alojamento local

    7 horas (4 horas assíncronas + 3 horas síncronas)
    Formador: Prof. Antas Teles
    Participante convidado: Dr. António Afonso (CM Vieira do Minho)

    1.  “Licenciamento” dos empreendimentos turísticos:
    1.1  Tramitação;
    1.2  Documentação.

    2.  “Licenciamento” do alojamento local:
    2.1  Tramitação;
    2.2  Documentação.

    3.  Referência ao “licenciamento” de estabelecimentos de restauração e bebidas.

     

    5. Organização, licenciamento e registo de empresas turísticas

    6 horas (4 horas assíncronas + 2 horas síncronas)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles

    1.  Criar uma empresa turística:
    1.1  Empresário em nome individual ou sociedade comercial?;
    1.2  Sociedade por quotas ou anónima?;
    1.3  Sociedade na hora.

    2.  Registo comercial e outras obrigações legais.

     

    6. Marekting digital no turismo

    7 horas (4 horas assíncronas + 3 horas síncronas)
    Formador: Dr. Hernâni Marques

    1.  O marketing digital na atualidade: principais indicadores;

    2.  A construção de um site da empresa: elementos a incluir no site;

    3.  Registos oficiais e normas de utilização;

    4.  O marketing digital como veículo de negócio;

    5.  As redes sociais digitais como segmentação do mercado para oferta da empresa;

    6.  A utilização do marketing digital nas plataformas no espaço WEB;

    7.  Os sites e as app’s e sua utilização pelo marketing digital.

     

    7. Logística e turismo

    12 horas (8 horas assíncronas + 4 horas síncronas)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça

    1.  A logística no turismo;

    2.  A logística de eventos e produtos turísticos no âmbito das Casas TER (Turismo em Espaço Rural);

    3.  A seleção de operadores de logística nos serviços para o turismo;

    4.  A logística para as experiências turísticas;

    5.  O upgrade na qualidade dos serviços turísticos;

    6.  A avaliação dos serviços de logística em turismo.

     

    8. Contratação turística: novos paradigmas?

    6 horas (4 horas assíncronas + 2 horas síncronas)
    Formador: Prof. Antas Teles

    1.  Os contratos típicos da atividade turística;

    2.  Recurso crescente a plataformas eletrónicas:
    2.1  Relação triangular e seu impacto.

    3.  Economia de partilha e contratação.

     

    9. Tributação de rendimentos no alojamento local

    7 horas (4 horas assíncronas + 3 horas síncronas)
    Formador: Prof. Antas Teles
    Participante convidado: Dr. Emanuel Lima (Docente e Técnico de Finanças Jubilado)

    1.  Rendimentos do titular da exploração:
    1.1  Categoria B (regime simplificado; contabilidade organizada);
    1.2  Categoria F.

    2.  Rendimentos do proprietário do imóvel:
    2.1  Categoria F;
    2.2  Tributação autónoma.

    3.  Afetação e desafetação do imóvel à atividade de alojamento local.

     

    10. Gerir recursos humanos no contexto do turismo

    12 horas (8 horas assíncronas + 4 horas síncronas)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles

    1.  Gerir recursos humanos: especificidades do turismo;

    2.  Condições regulamentares:
    2.1  Contrato individual de trabalho: celebração, direitos e deveres, cessação;
    2.2  Contratação coletiva.

    3. A sazonalidade e seu impacto na gestão de recursos humanos: contratos a termo, trabalho temporário, outsourcing.

     

    11. Certificações e boas práticas: exigências do mercado

    6 horas (4 horas assíncronas + 2 horas síncronas)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles

    1.  Processo de certificação;

    2. As normas portuguesas: NP 4507:2012 (Turismo de Natureza), NP 4494:2010 (Turismo de Habitação de Turismo em Espaço Rural);

    3. Segurança alimentar e HACCP (Reg. CE 852/2004e 853/2004, DL 113/2006 de 12 de junho).

     

    12. Piscinas e outras equipamentos comuns: paraíso ou pesadelo?

    6 horas (2 horas assíncronas + 4 horas síncronas)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles

    1.  Piscinas e outros equipamentos de uso comum no alojamento turístico e no alojamento local
    1.1  Que regulamentação aplicar?;
    1.2  Responsabilidades e sua cobertura.

    2.  Questões de ordem técnica.

     

    13. Métricas no turismo: tudo medir para controlar?

    6 horas (2 horas assíncronas + 4 horas síncronas)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça

    1.  A importância da métrica no turismo;

    2.  A medição de consumos de energia por área de trabalho;

    3.  O dimensionamento e a medição da intensidade luminosa para cumprimento das normas legais;

    4.  O dimensionamento e a medição da renovação do ar nos edifícios;

    5.  O dimensionamento e a medição de água, gás, renovação do ar nas diferentes áreas de uma unidade de alojamento e restauração turísticos;

    6.  Os indicadores médios recomendados.

     

    14. Eficiência energética nas Casas TER e Alojamento Local: onde poupar

    5 horas (2 horas assíncronas + 3 horas síncronas)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça
    Participante convidado: Eng. José Sampaio

    1.  As fontes de energia mais ajustadas às Casas TER e Alojamento Local;

    2.  Mudanças a implementar nas Casas TER Casas TER e no Alojamento Local;

    3.  O certificado energético nas Casas TER e no Alojamento Local;

    4.  O Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030);

    5.  Equipamentos mais eficientes e fáceis de reparar.

    Informações gerais

    Nº de Edição
    PAALTR_SINC_21_R1_1
    Data de Início
    19/10/2021
    Data de Fim
    29/01/2022
    Duração
    147 horas
    Calendarização
    3ª e 5ª feiras (19h00-21h00 ou 19h00-22h00)
    Localização
    Plataforma e-Learning + Visitas pedagógicas (Barcelos, Vieira do Minho)
    Pronto Pagamento
    1 071,00 €
    Propina
    1 190,00 €
    Pagamento Fracionado
    295,50 € x4
    Formas de Pagamento
    Referência Multibanco, Transferência Bancária
    Aulas em videoconferência
    21

    Descrição

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    Inicia a tua atividade profissional em unidades de Alojamento Local e de Turismo Rural e torna-te um empresário na área do turismo! Este programa avançado é constituído por 14 módulos base que incluem aulas em videoconferência e 3 visitas pedagógicas a casos de sucesso no setor do turismo rural.

    Poderás inscrever-te apenas nos módulos que mais te interessam (na respetiva página de cada módulo). Apenas inscrições no programa completo dão acesso ao diploma certificado do Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural. Para te inscreveres no programa completo através da modalidade de pagamentos fracionados, entra em contacto com a AgroB via telefone ou e-mail.

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