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Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural

Associated Courses

    1.512,00 1.350,80

    Esgotado

    REF: 22928 Categoria:
    • Enquadramento

    • Requisitos

    • Programa

    • Corpo pedagógico

    Descrição

    Este programa avançado junta 2 Coordenadores Científicos, 9 Oradores Convidados e 4 Visitas Técnicas para uma formação exclusiva. Organizado pela AgroB Business School, este programa formativo destina-se a empresários nos primeiros anos de atividade, profissionais de empresas de turismo, hotelaria e restauração, responsáveis em desenvolvimento estratégico de destinos turísticos e quadros superiores da administração pública, que pretendam ter uma visão 360º sobre o alojamento local e o turismo rural.  

    Em 166 horas (divididas entre aulas online, aulas presenciais e sessões de auto-estudo), adquira conhecimentos, partilhe experiências com outros empresários e responsáveis pelo desenvolvimento estratégico deste setor e aprenda competências essenciais para a Gestão de Unidades de Alojamento Local e de Turismo Rural. 

    O programa avançado tem um custo promocional de 1 209,60 € (até 15 de agosto), estando incluídos os 9 módulos e as 4 visitas técnicas. Os interessados poderão inscrever-se no programa completo ou em módulos específicos (sendo os 3 primeiros módulos de caráter obrigatório e os restantes de caráter facultativo). 

    Inclui, ainda, um módulo de Mentoria (não incluído na propina do programa e de carácter opcional), que poderá ser adquirido pelos participantes que pretendam consultoria e aconselhamento sobre os seus negócios com os coordenadores do programa.

     

    Certificação e Acreditação

    Destinatários

    • Empresários nos primeiros anos de atividade;
    • Profissionais e técnicos de empresas de turismo;
    • Profissionais de hotelaria e restauração;
    • Quadros superiores da administração pública (local, regional ou nacional);
    • Responsáveis pelo desenvolvimento estratégico de destinos turísticos;
    • Gestores de marketing e comunicação em turismo.

     

    Objetivos

    Este programa permite habilitar os profissionais das áreas ligadas ao turismo, enoturismo, hotelaria e restauração de conhecimentos e competências essenciais para a Gestão de Unidades de Alojamento Local e de Turismo Rural. Pretende-se dotar estes profissionais de competências legais sobre o setor, de gestão empresarial, de planeamento em marketing turístico e de promoção e criação de itinerários turísticos. 

    No final, os participantes deverão estar aptos a iniciar a sua atividade profissional em Unidades de Alojamento Local e de Turismo Rural, a desenvolver ofertas integradas que incluam vários produtos e serviços, tendo em conta as atrações e os produtos de cada região, e a uma gestão efetiva e sustentável das suas empresas.

     

    Duração e horário

    O programa completo é composto por 9 módulos, totalizando 166 horas: 66 horas de formação síncrona, 84 horas de formação assíncrona e 16 horas de formação presencial. 

    As aulas online (em videoconferência) decorrem às 3ª e 5ª feiras das 19h00 às 21h00. As visitas pedagógicas decorrem aos sábados.

     

    Metodologia de ensino

    Este programa decorre na modalidade b-Learning e tem um carácter teórico-prático, contando com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos da área, assim como a discussão e análise de casos práticos.

    Através da plataforma de ensino à distância, os formandos terão acesso aos conteúdos de cada módulo e às aulas em videoconferência. Assim, esta programa requer: computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som e webcam e com ligação à internet (browser Google Chrome ou Mozilla Firefox).

     

    Metodologia de avaliação

    A nota final do programa é calculada da seguinte forma:

    • Assiduidade e participação nas sessões síncronas – 40%;
    • Avaliação modular (teste ou trabalho) – 40%;
    • Avaliação final do curso (teste ou trabalho) – 20%;
    • A assiduidade e participação nas aulas online tem carácter obrigatório, devendo os alunos assistir pelo menos a 75% da duração das sessões síncronas para obterem aprovação ao curso.

     

    Visitas técnicas

    Com o objetivo de aproximar os formandos a casos de sucesso do setor, este programa prevê 4 visitas técnicas presenciais:

    • Pousadela Village (Vieira do Minho)
    • Fornecedores – Domovel (Paços de Ferreira) e Novumdux (Joane)
    • Itinerário Trilho dos Apalaches (Serra do Moradal, Oleiros)
    • Dobau Village (Vieira do Minho)

     

    Vantagens deste curso

    • Grupo de docentes e especialistas convidados reconhecidos nas áreas lecionadas;
    • Vários participantes convidados, proporcionando a aproximação ao tecido empresarial;
    • Networking com professores e convidados;
    • Análise de casos concretos de sucesso através de visitas pedagógicas (aulas presenciais);
    • Possibilidade de inscrição no programa completo ou em módulos específicos;
    • Módulo de Mentoria (de carácter opcional);
    • Aceda à plataforma através da aplicação Moodle App disponível no Google Play e Apple App Store;
    • Acesso vitalício aos materiais pedagógicos da formação, mediante download dos mesmos.

    Condições de acesso

    • Habilitações mínimas de acesso: Licenciatura (habilitações ao nível do 12º ano estão sujeitas a análise curricular, questionário motivacional e entrevista, se aplicável);
    • A candidatura só é válida após o pagamento da inscrição e o envio dos documentos necessários.

     

    Documentação necessária para a candidatura

    • Certificado de habilitações;
    • Ficha de inscrição;
    • Questionário motivacional.

     

    Certificado de conclusão

    Os alunos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos no campo Avaliação para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:

    • O certificado de conclusão, emitido pela AgroB e em formato digital, sendo disponibilizado na plataforma Moodle para download;
    • O certificado de formação profissional, emitido pela plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho e o Decreto-Lei nº 396/2007.Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), o certificado emitido no âmbito desta formação é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

     

    Outras informações

    Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a ação poderá sofrer alteração de datas ou ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela AgroB Business School EV. Em caso de desistência, só haverá lugar à devolução dos valores pagos se a mesma for comunicada até 14 dias após a contratação da formação. Qualquer desistência efetuada após o pagamento da taxa de inscrição implicará a retenção do valor pago.

    Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural (COMPLETO)

    1. Oportunidades de investimento: modalidades de empreendimentos

    14 horas (6 horas de aulas + 4 horas de auto-estudo + 4 horas presenciais)
    Formador: Prof. Antas Teles
    Orador convidado: André Viana (Pousadella Village)
    Visita técnica: Pousadella Village, Vieira do Minho – 15/10/2022 (14h00-18h00)

    1.  Investir em turismo: setor de sucesso;

    2.  Onde investir – catálogo:
    2.1  Alojamento turístico – caraterísticas, identificação, classificação;
    2.2  Alojamento local – modalidades;
    2.3  Turismo de natureza.

    3.  RNT (Registo Nacional de Turismo);

    4.  Apoios públicos ao investimento em turismo:
    4.1  Novos programas de apoio ao turismo no PRR;
    4.2  As Linhas de Apoio à Qualificação da Oferta 2022;
    4.3  Linha de Apoio à Valorização Turística no Interior (LAVTI);
    4.4  Inventivos PDR2020, SI2E;
    4.5  Portugal Ventures.

     

    2. Gestão de empreendimentos turísticos e logística: maximizar lucros

    28 horas (10 horas de aulas + 14 horas de auto-estudo + 4 horas presenciais)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça
    Visita técnica: Fornecedores – DoMovel, Paços de Ferreira e Novumdux, Joane – 12/11/2022 (10h30-13h30 e 15h00-16h00)

    1.  O mapa de origem e aplicação de fundos para o funcionamento de uma Casa TER e de um Alojamento Local (AL);

    2.  KPI’s associados aos empreendimentos turísticos;

    3.  A estrutura dos proveitos e gastos em AL e Casas TER;

    4.  Custos médios de funcionamento de equipamentos típicos de Casas TER;

    5.  Dimensionamento das câmaras frigoríficas e das fontes de energia;

    6.  A logística no turismo:
    6.1.  A logística de eventos e produtos turísticos no âmbito de Casas TER;
    6.2.  A seleção de operadores de logística nos serviços para o turismo;
    6.3.  A logística para as experiências turísticas;
    6.4.  O upgrade na qualidade de serviços turísticos;
    6.5.  A avaliação dos serviços de logística.

     

    3. Organização legal, instalação, licenciamento e registo de estabelecimentos (AL, TH e TER)

    10 horas (6 horas de aulas + 4 horas de auto-estudo)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles
    Orador convidado: António Afonso (CM Vieira do Minho)

    1.  Criar uma empresa turística:
    1.1.  Empresário em nome individual ou sociedade comercial;
    1.2.  Sociedade por quotas ou anónima;
    1.3.  Sociedade na hora.

    2.  Registo comercial e outras obrigações legais;

    3.  “Licenciamento” dos empreendimentos turísticos: tramitação e documentação;

    4.  “Licenciamento” do alojamento local: tramitação e documentação.

    5.  Referência ao “licenciamento” de estabelecimentos de restauração e bebidas.

     

    4. Itinerários turísticos: Conceção, planeamento e comercialização

    24 horas (8 horas de aulas + 12 horas de auto-estudo + 4 horas presenciais)
    Formador: Prof. Especialista Abílio Vilaça
    Orador convidado: Paulo Lopes (CEO Portugal Green Walks)
    Visita técnica: Trilho dos Apalaches, Serra do Moradal, Oleiros – 14/01/2023 (10h00-14h00)

    1.  Caraterísticas de um itinerário turístico;

    2.  Conceção e planeamento de itinerários turísticos;

    3.  Recursos afetos à conceção de itinerários turísticos;

    4.  Organização de um itinerário turístico para o mercado;

    5.  Divulgação e comercialização de um itinerário turístico.

     

    5. Marketing digital no turismo

    24 horas (10 horas de aulas + 14 horas de auto-estudo)
    Oradores convidados: Claudia Silva (AgroB Business School EV) e Paulo Novais (Diretor do curso Comércio Eletrónico — IPCA)

    1.  Fundamentos de e-commerce:
    1.1.  Plataformas de e-commerce;
    1.2.  Modelos de negócio online;
    1.3.  Logística para e-commerce;
    1.4.  Principais métricas no e-commerce.

    2.  Noções de branding;

    3.  Noções de content marketing;

    4.  Posicionamento de uma marca no digital:
    4.1.  Search Engine Optimization;
    4.2.  Display advertising e email marketing;
    4.3.  Google ads;
    4.4.  Marketing nas redes sociais 360º;
    4.5.  
    Marketing de influenciadores.

     

    6. Contratação turística e tributação de rendimentos

    10 horas (6 horas de aulas + 4 horas de auto-estudo)
    Formador: Prof. Antas Teles
    Orador convidado: Emanuel Lima (Docente e Técnico de Finanças Jubilado)

    1.  Os contratos típicos da atividade turística;

    2.  Recurso crescente a plataformas eletrónicas:
    2.1  Relação triangular e seu impacto.

    3.  Economia de partilha e contratação;

    4.  Rendimentos do titular da exploração: Categoria B e Categoria F;

    5.  Rendimentos do proprietário do imóvel: Categoria F e Tributação autónoma.

    6.  Afetação e desafetação do imóvel à atividade de alojamento local.

     

    7. O capital humano, a certificação, boas práticas nos AL, TH e TER e gestão de reclamações

    28 horas (8 horas de aulas + 16 horas de auto-estudo + 4 horas presenciais)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles
    Oradoras convidadas: Deolinda Costa (Diretora geral APROTURM) e Maria José Pinto (Coordenadora APEXTOUR/APROTURM)
    Visita técnica: Dobau Village, Vieira do Minho – 08/04/2023 (14h00-18h00)

    1.  Gerir recursos humanos: especificidades do turismo;

    2.  Condições regulamentares:
    2.1.  Contrato individual de trabalho: celebração, direitos e deveres, cessação;
    2.2.  Contratação coletiva.

    3.  A sazonalidade e seu impacto na gestão de recursos humanos: contratos a termo, trabalho temporário, outsourcing;

    4.  Processo de certificação;

    5.  As normas portuguesas: NP 4507:2012 (Turismo de Natureza), NP 4494:2010 (Turismo de Habitação de Turismo em Espaço Rural);

    6.  Segurança alimentar e HACCP (Reg. CE 852/2004 e 853/2004, DL 113/2006 de 12 de junho);

    7.  A importância da gestão de reclamações.

     

    8. Piscinas e outras equipamentos comuns: paraíso ou pesadelo?

    8 horas (4 horas de aulas + 4 horas de auto-estudo)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles

    1.  Piscinas e outros equipamentos de uso comum no alojamento turístico e no alojamento local
    1.1.  Que regulamentação aplicar?;
    1.2.  Responsabilidades e sua cobertura.

    2.  Questões de ordem técnica.

     

    9. Eficiência energética e métricas de gestão nos AL, TH e TER

    20 horas (8 horas de aulas + 12 horas de auto-estudo)
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles
    Orador convidado: Paulo Abilheira (Gerente Eletro Abilheira – Energias Renováveis, Lda)

    1.  Fontes de energia mais ajustadas às Casas TER e AL;

    2.  Mudanças a implementar nas Casas TER e no AL;

    3.  O certificado energético nas Casas TER e no AL;

    4.  Plano Nacional Energia e Clima 2021-30 (PNEC 2030);

    5.  Equipamentos mais eficientes e fáceis de reparar;

    6.  A importância da métrica no turismo;

    7.  A medição de consumos de energia por área de trabalho;

    8.  Dimensionamento e medição da intensidade luminosa para cumprimento das normas legais;

    9.  Dimensionamento e medição da renovação do ar nos edifícios;

    10.  Dimensionamento e medição de água, gás, renovação do ar nas diferentes áreas de uma unidade de alojamento e restauração turísticos

    11.  Indicadores médios recomendados.

     

    EXTRA: Módulo de Mentoria (não incluído no valor do programa completo)

    BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa Travel Market + Fim de semana de mentoria em estabelecimento turístico

    Investimento: 300,00 €
    Formadores: Prof. Especialista Abílio Vilaça e Prof. Antas Teles

     

    BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa Travel Market
    De 01/03/2023 a 05/03/2023

    • Reuniões de preparação para estabelecimento de contactos na BTL;
    • Acompanhamento e orientação na BTL – 04/03/2023 (entrada incluída);
    • Reunião e debate após a visita técnica.

     

    Fim de semana de Mentoria (Alojamento local ou Casa TER a designar)
    De 27/05/2023 a 28/05/2023

    • Jantar, pequeno almoço e almoço no Alojamento Local ou Casa TER;
    • Pernoita;
    • Mentoria para os projetos dos participantes do Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural;
    • Networking;
    • Possibilidade de aconselhamento personalizado para os negócios dos participantes.

     

    Inscrições e mais info aqui: XXX

    Informações gerais

    Data de Início
    A decorrer
    Data de Fim
    22/05/2023
    Duração
    166 horas
    Calendarização
    3ª e 5ª feiras (19h00-21h00)
    Localização
    Aulas online + Visitas técnicas
    Pronto Pagamento
    1209,60 € (-20% até 15 de agosto) ou 1350,80 € (-10% após 16 de agosto)
    Propina
    1512,00 €
    Pagamento Fracionado
    189,00 € x8
    Aulas em videoconferência
    68 horas

    Idalina Ramos e Inês Patarrana

    Programa Avançado em Alojamento Local e Turismo Rural

    Descrição

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    A nova edição deste programa avançado é constituída por 9 módulos, com aulas em videoconferência com os Coordenadores Científicos do curso e 9 Oradores Convidados, especialistas nas respetivas áreas. Conta, ainda, com 4 visitas técnicas a estabelecimentos turísticos de referência, fornecedores e itinerários.

    Aproveite as condições especiais EarlyBird (20% de desconto até 15 de agosto) e Pronto pagamento (10% de desconto a partir de 16 de agosto) e torne-se um empresário na área do Turismo!

    Para inscrições através da modalidade de pagamentos fracionados ou em módulos individuais, entre em contacto com a equipa da AgroB (através do formulário de contacto “Mais informações”, telefone ou e-mail).

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