Fernando Paiva - Espaço Visual - Espaço Visual

AgroB Business School EV | VER CURSOS AQUI

Fernando Paiva

Fernando Paiva

Vitivinicultor

Sobre

Fernando de Magalhães Pinto de Paiva, nascido em 1944, em Borba de Godim, concelho de Felgueiras, foi Professor de História e Língua Portuguesa a alunos do 2º ciclo, até se reformar, em janeiro de 2000. Nos últimos 20 anos têm-se dedicado a uma pequena quinta, que lhe coube em herança, em Borga de Godim – Quinta da Palmirinha, propriedade com 3,5 hectares de vinhas na Lixa, Felgueiras. Após ter participado numa formação, em Celorico de Basto, com o francês Pierre Masson, ficou aliciado para produção de uvas e vinhos biodinâmicos.

Frequentou diversas formações, tanto no âmbito da Agricultura convencional (poda da vinha, mecanização agrícola, proteção integrada, enologia), como na biológica e biodinâmica (vários cursos de viticultura, fabrico de preparados biodinâmicos, enologia, interpretação de solos).

Em 2004, apresentou no mercado um vinho produzido com uvas biológicas. Em 2008, exibiu o primeiro vinho português com certificação biodinâmica.

Em 2015, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, iniciou, com sucesso, um ensaio com a Flor de Castanheiro, com o objetivo de eliminar os sulfitos (ou quaisquer conservantes químicos) no vinho.

x