Poda do Maracujazeiro | Prática de Campo | AgroB

Curso Prático sobre Poda do Maracujazeiro

Spread the love

No passado dia 11 de dezembro, o Maracujazeiro abriu o novo ciclo de Formações presenciais de poda de 2021/2022.
Ocorreu na Nominal Tropical com a presença da Engª Sandra Ferreira, responsável pelo acompanhamento agrícola da empresa.

 

Figura: Engª Sandra Ferreira, responsável pelo acompanhamento técnico da Nominal Tropical
e formadora na Cultura do Maracujá na AgroB

 

A visita começou com uma breve apresentação da Engª Sandra e da empresa, assim como a apresentação de cada um dos formandos.

Posteriormente, foi realizada uma demonstração teórica sobre a cultura e a sua morfologia. A importância, objetivos e práticas de poda nas diferentes fases de desenvolvimento da cultura também foram abordados.

 

Figura: Durante a demonstração teórica, foi possível analisar a morfologia da planta e os seus órgãos vegetativos e frutíferos

 

Numa segunda fase da visita, os formandos foram encaminhados para o campo onde puderam analisar uma parcela de maracujá em túnel, conduzida em “T” e que se encontra em conversão para o Modo de Produção Biológico.

 

Figura: Pomar em túnel, em conversão para MPB

 

Nesta parcela, foi demonstrada a poda de frutificação ou rejuvenescimento e a poda de manutenção. Os formandos tiveram ainda a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática ao realizar a poda e resolver as dúvidas que iam surgindo à medida que a praticavam.

 

Figura: Os formandos puderam levar as suas próprias tesouras para colocar a teoria em prática

 

Na estufa, foi possível visualizar a resposta da planta à poda de frutificação, assim como as fases seguintes a esta prática. Foi igualmente demonstrada a poda de formação pelo Sr. Mário, trabalhador da Nominal Tropical.

 

Figura: Plantas podadas em setembro, 2021 com a resposta vegetativa esperada

 

Figura: Demonstração dos passos de uma poda de formação no maracujazeiro

 

Além da poda, foi possível visualizar a avaliar alguns dos problemas fitossanitários mais significativos nesta cultura, nomeadamente o escaravelho e o fusário.

 

Figuras: Principais problemas da cultura do maracujá. Cima: ataque de escaravelho | Meio: fusário | Baixo: vírus do endurecimento, transmitido pela tripes

 

No fim da visita, houve espaço para discutir a situação do setor, trocar experiências, ideias e contactos entre todos os participantes.

 

Figura: Networking no fim da visita

 

Figura: Fotografia de grupo

 

Se não teve oportunidade de participar nesta prática de campo e tem interesse nesta cultura, conheça o curso da Cultura do Maracujá (início a 21 de fevereiro) ou o programa tutorial sobre Rega e Fertilização no Maracujazeiro.