Programa REVIVE com Novos Imóveis para Concessão

Programa REVIVE com Novos Imóveis para Concessão

O Programa REVIVE tem mais alguns imóveis de interesse público à disposição para recuperação através do modelo de concessão por 50 anos. Se ainda não conhece o programa, clique aqui para saber mais informações.

A juntar ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em Arouca (candidaturas até 21 de fevereiro), à Casa de Marrocos, em Idanha-a-Nova (24 de fevereiro), ao Convento de São Francisco, em Portalegre (28 de fevereiro), ao Quartel do Carmo, na Horta (9 de março), ao Convento do Carmo, em Moura (16 de março) e ao Mosteiro do Lorvão, em Penacova (8 de maio), todos eles com concurso ainda em aberto, o Programa Revive possibilita a concessão de mais três imóveis: o Quartel da Graça (Lisboa), a Quinta do Paço de Valverde (Évora) e o Castelo de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira).

 

Quartel da Graça (Lisboa)

Instalado no edifício do antigo Convento da Graça, inicialmente destinado aos eremitas calçados de Santo Agostinho, o início da sua construção data de 1271. Ao longo dos séculos sofreu profundas modificações, tendo as obras efetuadas posteriormente ao terramoto de 1755 conferido à Igreja o seu caráter tardo barroco. O conjunto integra dois claustros: um principal, maior, destinado à contemplação, e outro secundário que integrava a zona de serviços. Os claustros são ambos quadrados, de dois pisos, os níveis inferiores formando módulos serlianos, e os superiores, acrescentados posteriormente, com janelas de sacada. A candidatura à sua concessão decorre até 6 de março.

 

Quartel da Graça (Lisboa)

 

Quinta do Paço de Valverde (Évora)

Quinta com paço episcopal cuja origem teve início no séc. XVI, perto da ribeira de Valverde, por iniciativa da diocese Eborense, ou Mitra de Évora, e que serviu de local de descanso aos seus membros. Posteriormente, o Infante Dom Henrique fundou, nos terrenos da quinta, um convento de frades capuchos, cuja comunidade aí se instalou em 1517. Do primitivo edifício quinhentista conservam-se muitos vestígios arquitetónicos, alguns de feição manuelina, como é o caso da capelinha existente na cerca conventual, pavimentada com azulejos da primeira metade do século XVI. No denominado Jardim de Jericó, sobressai o lago dos Cardeais, iniciado na segunda metade do século XVII e decorado em volta da estátua de Moisés. Destaca-se ainda, pelo seu valor arquitetónico, a capela do convento. Um perfeito exemplo de micro-arquitetura renascentista, onde a harmonia do traçado e a planta centralizada em cruz grega revelam rara erudição e atualidade. Contíguas à capela do convento existem as "Casas Pintadas" com vários frescos. Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, todo o conjunto acabou por ficar na posse do Estado, que aí instalou um Posto Agrário, mais tarde a Escola Prática de Agricultura, e depois ainda a Escola de Regentes Agrícolas, agregada até aos dias de hoje à Universidade de Évora. A candidatura à sua concessão decorre até 14 de março.

 

Quinta do Paço de Valverde (Évora)

 

Castelo de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Castelo medieval de planta oval com oito torres quadrangulares. Edificado em estilo gótico sobre um morro e envolto pela malha urbana de Vila Nova de Cerveira, destaca-se na margem esquerda do Rio Minho, para o qual possui magníficas vistas. No seu interior mantém-se em razoável estado de conservação a antiga Igreja da Misericórdia, a antiga Casa dos Governadores, a cadeia e outros anexos, que foram adaptados a Pousada, a qual funcionou desde 1982 até 2008, com 29 unidades de alojamento (58 camas), restaurante, bar e sala de reuniões. Os diversos espaços, agora devolutos, reúnem condições para a instalação de um estabelecimento hoteleiro (as unidades de alojamento têm área suficiente para cumprir os valores mínimos atualmente exigidos para hotel de 5 estrelas). Especial destaque para o Pelourinho, a elegante porta da barbacã em arco ogival, a porta da traição e a Capela de Nossa Senhora da Ajuda.

 

Castelo de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

 

Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 924433183.

 

 

Botão Formulário de Contacto