networking_na_agricultura

Networking na Agricultura

Segundo a wikipédia “Networking (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos (de cunho) profissional. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.”

Na agricultura networking significa que tão ou mais importante que possuir a rede de contatos de empresários e dos seus quadros, é ser capaz de a construir e da alimentar, pois desta forma será maior a possibilidade de se conseguir obter melhores conhecimentos sobre os pormenores das atividades agrícolas, sobretudo aqueles que fazem a diferença para que a atividade se torne um bom negócio, melhores resultados, chegar de forma mais barata ao perfil do produto que o mercado quer trocar por euros. Para que a rede seja sólida é preciso que aqueça portas e as abra, para persistir de forma eficaz deve ser cultivada, basear-se em relações win-win de longo prazo assentes na reciprocidade. Relacionamento mútuo que ajuda a fortalecer contatos, bases de negócio, know how e fatores de produção, aceder a acontecimentos que doutra forma não se poderia estar presente. Dar a imagem adequada e alimentar o ganho da outra parte a longo prazo, balanceando ao mesmo tempo para que a nossa parte também ganhe, este é um propósito que alimenta o processo e garante que este se autoalimente sem correr o risco de se interromper e parar.

 

Quais as fases do processo de empreendedorismo em que o networking é mais importante?

O networking é muito importante em todas as fases em que se pode encontrar um empreendedor ou empresário agrícola: conhecer e estudar novas atividades, fase de instalação, fase de consolidação e fase de estabilização, em cada uma delas com objetivos específicos, respetivamente, ter acesso aos profissionais que são líderes de opinião ou dominam a atividade, passar a ser contato profissional desses mesmos tipo de players, estreitar as relações pessoais e de confiança para chegar aos pormenores para transformar determinada atividade num negócio e por último, ter relações privilegiadas para construir parcerias e manter o negócio rentável o mais possível no tempo. O sucesso do networking é mais importante determinante nas primeiras fases de lançamento do empreendedor, fase de planeamento e instalação, período temporal em que há menos conhecimento dos pormenores, é diminuta a experiência prática “como fazer bem ou muito bem”, etc. a rede de contatos pode colmatar estas e outras falhas, trazer confiança, resistência e aportar uma dose suplementar de acreditar que se vai ter êxito.

 

Como se constrói a rede de networking nas agriculturas de Portugal?

A rede de networking constrói-se construindo-se, isto é, passando à ação, aproveitando todas as oportunidades para divulgar os nossos interesses na agricultura, ajudando os eventuais/potenciais parceiros, semeando em todas as direções e sentidos, muitas vezes os frutos aparecem de onde não se espera, muitas vezes a sorte acaba por bafejar quem acredita mais e tenta mais. No inicio quando se começa do zero, avança-se através da pesquisar na net, elabora-se uma lista com quem já está na atividade, seja empresário, técnico, fornecedor de fatores de produção, comercializador das produções, etc. Depois desenvolvem-se as visitas construindo um guião para o efeito, sendo inteligente nas perguntas, não maçador, descobrindo pontos de interesse comuns dentro e fora da atividade profissional.
Após cada visita elabora-se um relatório registando os interesses daquele player, avança-se intentando construir soluções que lhe satisfaçam interesses e possam ser usados como motivo para nova visita, para reativar o contato, que ele possa perceber que tem algo a ganhar com a evolução da relação e desta forma, também dê a ganhar à outra parte, abrindo-se à relação com a consequente transmissão de novos conhecimentos.
Por favor não esquecer que tudo na nossa vida empresarial resulta do que formos capazes de construir, paulatinamente ano após ano. O networking é no fundo, a forma e o resultado do processo das relações interpessoais profissionais que edificamos.

 

Nesta temática do networking os consultores da Espaço Visual fazem a diferença e são um valor acrescentado, uma espécie de alavanca que ajuda a percorrer as etapas de forma mais eficiente e eficaz.
Conte com a experiência e competência, na construção da rede de contatos nas agriculturas de Portugal, da equipa de consultores da Espaço Visual, marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira (917 075 852) ou Arq. Benjamim Machado (924433183)