Internacionalizar 2020 Promove Internacionalização das Empresas da Madeira

Internacionalizar 2020 Promove Internacionalização das Empresas da Madeira

O Sistema de Incentivos à Internacionalização das Empresas da Região Autónoma da Madeira, também conhecido por "Internacionalizar 2020", trouxe um novo concurso às empresas do arquipélago. O objetivo deste concurso consiste em apoiar projetos que concorram para reforçar a capacidade empresarial e consolidação da presença das empresas regionais nos mercados internacionais, através do aproveitamento das oportunidades e desafios económicos proporcionados pelo exigente mercado global, inseridos no "desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização", e que contribuam para "promover as capacidades das empresas apoiando o investimento de suporte à melhoria da sua competitividade e do potencial de internacionalização e promoção dos ativos da Região no exterior".

Pretende-se, assim, proporcionar o aumento da competitividade e notoriedade externa dos produtos e das empresas da Região Autónoma da Madeira, pela abertura de novos canais de exportação e reforço das dinâmicas de internacionalização, proporcionando cada vez mais a inserção em cadeias de valor internacionais com reflexos no incremento do volume das vendas internacionais das empresas. São suscetíveis de financiamento os projetos de promoção da internacionalização, através de investimentos nos seguintes domínios:
a) O conhecimento de mercados externos;
b) A presença na web, através da economia digital, incluindo designadamente o lançamento de catálogos virtuais de bens e serviços;
c) O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
d) A prospeção e presença em mercados internacionais;
e) O marketing internacional;
f) A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
g) As certificações específicas para os mercados externos.

 

A medida destina-se a empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica da Região Autónoma da Madeira, existentes, à data da candidatura, há mais de 24 meses a contar da data do início de atividade. São elegíveis os projetos inseridos em todas as atividades económicas, com especial incidência aqueles que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis ou que contribuam para um melhor posicionamento na cadeia de valor dos mesmos e não digam respeito a serviços de interesse económico geral. A data limite para apresentação de candidaturas é 10 de maio de 2019.

O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável, com o limite de 50 mil euros por projeto. O incentivo a conceder no âmbito deste concurso é calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa base de 30%, a qual poderá ser acrescida das seguintes majorações:
a) 10% para projetos apresentados por PME;
b) 10% para projetos que contribuam para o aumento da notoriedade internacional da RAM enquanto região turística.

 

Em anexo, encontrará o aviso de abertura desta medida. Para obter apoio nesta matéria, deixe-nos os seus dados através do formulário abaixo, ou entre em contacto connosco através do endereço de e-mail dep.comercial@espaco-visual.pt ou através dos contactos telefónicos 224509047 / 917075852 / 924433183.

 

Botão Formulário de Contacto