formacao_profissional_agricola_espaco_visual

Formação Profissional Agrícola da Espaço Visual

A formação profissional agrícola da Espaço Visual é cada vez mais colocada como resposta incontornável às obrigações dos agricultores e empresários no âmbito das ajudas públicas à agricultura. Por exemplo, no âmbito dos pedidos únicos ou no regime de pagamento base, onde a formação é condição prévia à candidatura para os beneficiários que o pretendam fazer pela primeira vez. Para quem já fez a sua candidatura, tem prazos muito apertados para realizar a formação profissional agrícola e quem não a fizer em tempo útil será obrigado a devolver ao Estado o valor integral da ajuda recebida. Também o jovem agricultor assume obrigações de realizar formação profissional agrícola num prazo definido, sob pena de colocar o seu projeto de instalação e investimento em causa. A opção política europeia e nacional é clara, apoio financeiro público sim, tendo como condição o incremento formal das competências do promotor, frequência com sucesso de formação profissional agrícola. Esta orientação e práticas políticas leva a uma alteração de paradigma: mudança efetiva de mentalidades e de práticas.

Verifica-se nos dias de hoje que a componente ambiental  e a paisagem rural são cada mais privilegiadas e têm cada vez maior importância, nas políticas do meio rural, desenvolvimento rural e agrícola, tendo o seu corolários, expoente máximo e tradução prática, nas medidas agroambientais do PDR2020. Estas preocupações materializam-se em avaliações quantitativas e qualitativas em diversos indicadores, como por exemplo a erosão do solo ou o balanço de azoto e de fósforo, e que servem posteriormente, para apoiar as decisões políticas ao nível de cada país ou região. Ou seja, há mudança efetiva, se até agora era dado apoio mas nada era feito para se alterarem as práticas, agora coloca-se cada vez mais o instrumento da formação profissional agrícola como ferramenta para incremento e reforço de competências. Desta forma, é esperado que os agricultores se consciencializem cada vez mais dos efeitos das suas práticas no ambiente e na paisagem rural.

A formação profissional agrícola é a garantia não só da mudança de práticas e de mentalidades, mas também o garante introdução de inovação, traduzida em incremento da rentabilidade e da sustentabilidade dos negócios agrícolas e rurais. É impossível competir sem know-how, assim como é incontornável trazer o conhecimento ao confronto da realidade para gerar valor acrescentado. O processo de aprendizagem proporcionado pela formação profissional agrícola permite o desenvolvimento permanente de conhecimentos e competências, bem como a sua atualização constante. A aprendizagem ao longo da vida é cada vez mais recorrente, assumida como uma prioridade pessoal, um objetivo tratado ao nível das políticas públicas portuguesa e europeia, é considerada e bem, um fator crítico para a competitividade das pessoas, das regiões, das empresas, dos  países e da Europa.

A Espaço Visual assume-se como uma empresa de serviços na formação profissional agrícola, parceiro incontornável no sucesso empresarial das agriculturas e do mundo rural de Portugal. Neste sentido, a Espaço Visual apresenta um portefólio de cursos de formação profissional que vão de encontro às reais necessidades dos empresários que se candidatam às ajudas públicas de apoio à agricultura.

O pacote da formação profissional agrícola da Espaço Visual encontra-se divulgado em http://formacao.espaco-visual.pt/ 

* Pedro Silva
Coordenador do Departamento de Formação Profissional da Espaço Visual